Portal da Câmara é destaque em relatório da ONU

25/01/2008 - 13:35  

O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que analisa o uso de ferramentas tecnológicas na prestação de serviços públicos (E-Government Survey 2008, divulgado neste mês) apresenta o portal da Câmara (www.camara.gov.br) como o destaque do Brasil na área de governo eletrônico. O relatório ressalta as ferramentas que o site da Câmara oferece aos cidadãos para dialogar com seus representantes e participar de debates (chats) pela internet. Também foi destacado no estudo o serviço "Fale com o Deputado", que permite ao eleitor mandar mensagens diretamente para seu representante.

O Brasil ficou em 45º lugar no ranking do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, atrás da Argentina (39º) e do Chile (40º). A posição do Brasil foi prejudicada pelo baixo acesso da população à internet - apenas 20% dos domicílios brasileiros possuem computador, segundo pesquisa do Comitê Gestor de Internet no Brasil. Se fossem consideradas somente as políticas de governo eletrônico, com ferramentas, informações e servições oferecidos aos cidadãos, o Brasil ficaria em 30º lugar, à frente de Alemanha, Portugal e todos os outros países da América Latina. Já se fosse levado em conta o envolvimento dos cidadãos e os canais disponíveis para participação on line, o Brasil apareceria em 23º lugar, empatado com a Argentina.

Na avaliação da ONU, a participação popular pela internet reforça a interação entre os cidadãos e os deputados brasileiros. "Em um país tão grande como o Brasil e com uma população geograficamente dispersa, a participação on-line tem proporcionado aos cidadãos maior voz na criação de políticas e leis", diz o relatório.

De acordo com as Nações Unidas, o governo eletrônico pode contribuir para racionalizar as atividades, além de torná-las mais transparentes, e facilitar a coordenação das autoridades de diferentes níveis de governo. Além disso, a administração on-line pode aumentar a velocidade e a eficiência das operações, por meio da simplificação de processos.

Notícias anteriores:
Legislativo avança em termos de informação, diz Chinaglia

Da Redação/NN

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.