Trabalho, Previdência e Assistência

Portador de incapacidade moderada poderá ter benefício

25/01/2008 - 11:22  

O Projeto de Lei 1865/07, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), concede aos portadores de incapacidade moderada o benefício de assistência social, no valor mensal de um salário mínimo, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-Loas). Esse benefício será concedido àqueles que não têm meios para prover o próprio sustento ou de tê-lo provido por sua família, como já ocorre com os portadores de deficiência.

A incapacidade moderada é aquela que, embora não torne a pessoa totalmente incapaz para trabalhar, restringe ou dificulta, de forma significativa, as suas possibilidades laborais.

Exame pericial
O benefício, de acordo com o projeto, passará a ser pago a toda pessoa com incapacidade moderada para a vida independente e para o trabalho. A concessão fica sujeita a exame médico pericial e laudo realizados pelos serviços de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), baseados nos padrões da incapacidade moderada.

Foi a Constituição de 1988 que introduziu a inclusão social da pessoa com deficiência como uma responsabilidade do Estado. No que diz respeito à assistência social, ficou garantido um salário mínimo aos que comprovem não possuir meios para prover o próprio sustento, ou de tê-lo provido por sua família.

A proposta, segundo o autor, representará um avanço nas conquistas alcançadas pelos portadores de deficiência, principalmente aos portadores de deficiência moderada.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 3967/97. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Benefício para deficientes poderá ter reajuste de 50%
Projeto estende benefício a responsável por deficiente
Responsável por deficiente poderá receber salário mínimo
Limite de renda para receber BPC-Loas pode aumentar

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1865/2007

Íntegra da proposta