Educação, cultura e esportes

Projeto prevê compra de livros para professores

21/01/2008 - 16:21  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1649/07, do Senado, que propõe a recriação do programa Biblioteca do Professor pelo governo federal, para compra de livros de formação para professores da educação básica. A exemplo do que ocorre hoje com o Programa Nacional do Livro Didático, professores indicariam livros de referência a serem disponibilizados para reforçar os programas de formação e aperfeiçoamento dos professores da rede pública brasileira de educação.

O programa contaria com obras científicas, técnicas, didáticas e literárias fornecidas pelo poder público federal. Esses livros seriam de uso, guarda e propriedade dos professores da rede pública de ensino. A cada ano, pelo menos dois títulos por professor deveriam ser adquiridos para a constituição de um acervo. Os recursos para essa aquisição serão os mesmos do Programa Nacional do Livro Didático. Caso seja aprovado o projeto, o programa será criado em um ano.

Política contínua
Segundo o autor da proposta, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), nos dois anos em que existiu (2003 e 2004), o programa foi bem sucedido, ao disponibilizar obras importantes a baixo custo. "Nosso objetivo é permitir que essa política tenha continuidade e não seja submetida a interrupções com a mudança de titulares da pasta da Educação", disse Cristovam, que era ministro da Educação quando o programa foi instalado.

A estratégia utilizada à época foi permitir que os professores escolhessem duas obras constantes de uma lista selecionada pela Academia Brasileira de Letras. Entre 2003 e 2004, foram distribuídos 144 títulos, em um total de 1,5 milhão de livros, atendendo a mais de 700 mil professores.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Educação aprova 7,9 mil cargos em universidades
Câmara aprova 2,3 mil cargos de professor universitário
Professor e estudante poderá ter desconto em tarifa aérea

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1649/2007

Íntegra da proposta