PEC dá estabilidade ao pai durante gravidez da esposa

14/01/2008 - 17:19  

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 114/07, do deputado Arnaldo Vianna (PDT-RJ), que concede estabilidade no emprego ao pai de família durante a gravidez da esposa. O benefício será assegurado nos casos em que o salário do pai seja a única fonte de renda familiar.

O objetivo é evitar desequilíbrio econômico e desestruturação da família. Pela proposta, o período de estabilidade será garantido a partir da confirmação da gravidez até o quarto mês após o parto.

Legislação omissa
Para o deputado, a legislação brasileira é omissa quanto aos direitos relacionados à paternidade. "Temos que considerar que se trata de um período que requer gastos extras, destinados aos cuidados da mãe e do bebê", ressalta.

A Constituição assegura ao pai licença de cinco dias após o nascimento do filho. Entretanto, na avaliação de Vianna, a licença-paternidade não basta. "A gravidez representa uma nova fase na vida conjugal e, para evitar possíveis conflitos entre o casal, decorrentes da falta de dinheiro, o pai, quando responsável pelo sustento da família e detentor da única fonte de renda familiar, deve ter seus direitos preservados, e deve ser garantida ao trabalhador certa estabilidade", reitera.

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, terá seu mérito avaliado por uma comissão especial, criada especialmente para esse fim. De acordo com análise da comissão, pode seguir para o Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.

Conheça a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
Proposta cria bolsa para adolescentes grávidas
CCJ admite ampliação da licença-maternidade para 6 meses
Finanças aprova salário-maternidade para desempregada
Projeto prevê ambiente salubre para gestante e lactante
Trabalho rejeita benefícios em dobro por filhos gêmeos
Seguridade aprova ampliação do salário-maternidade
Pais adotivos podem ganhar direito a licença

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 114/2007

Íntegra da proposta