Política e Administração Pública

Projeto destina 2% de loterias para Santas Casas

14/01/2008 - 13:51  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1124/07, do deputado Walter Ihoshi (DEM-SP), que destina 2% da arrecadação líquida das loterias e concursos administrados pela Caixa Econômica Federal às Santas Casas de Misericórdia. Pela proposta, esses valores só poderão ser utilizados nas despesas relativas à sua manutenção compra ou recuperação de equipamentos.

Segundo Ihoshi, as Santas Casas têm enfrentado dificuldades financeiras, mesmo sendo importantes prestadoras de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento à população carente. "Entendemos justo, portanto, direcionar novos recursos a essas instituições, para os equipamentos necessários a suas ações", disse.

Repasses
Em 2006, o governo arrecadou R$ 4,2 bilhões com os jogos administrados pela Caixa. Se as regras do Projeto de Lei 1124/07 já estivessem vigorando, as Santas Casas receberaim R$ 84 milhões.

A Caixa Econômica Federal administra atualmente nove concursos - Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Loteria Federal, Instantânea, Loteca e Lotogol. Quase metade do total arrecadado com os jogos (incluindo 12% a título de Imposto de Renda) são repassados para ministérios e entidades não governamentais para despesas com esporte e seguridade social. Também há transferência para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), o Fundo Nacional de Cultura e o Fundo Penitenciário Nacional.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Fundo da Criança poderá ter recursos de loterias
Projeto muda regra sobre prêmio acumulado em loteria
Estados poderão ter verba de loteria para esporte escolar
Relator defende permissão a estados para explorar loterias
CEF pode ser obrigada a divulgar dados da loteria federal
Seguridade aprova recursos de loteria para Pestalozzi

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1124/2007

Íntegra da proposta