Ouvidoria recebe 2,5 mil mensagens sobre trem da alegria

09/01/2008 - 19:42  

A Ouvidoria Parlamentar da Câmara recebeu, no trimestre de agosto a outubro de 2007, 2.540 mensagens sobre as propostas de Emenda à Constituição 54/99 e 2/03, conhecidas como PECs do "trem da alegria". As propostas prevêem a efetivação de funcionários não concursados nos órgãos públicos em que atuam. A ouvidoria repassou à presidência da Casa, aos líderes partidários e parlamentares a maciça manifestação dos cidadãos contra a aprovação dessas PECs.

Na época, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, reafirmou que não colocaria em votação a PEC que permite que os servidores públicos requisitados escolham se querem ficar lotados em seus órgãos de origem ou nos órgãos em que estão trabalhando.

CPMF
A prorrogação da cobrança da CPMF (PEC 558/06) foi o segundo tema mais consultado, com 140 mensagens de protestos.

De fevereiro a outubro de 2007, a ouvidoria da Câmara recebeu 6.507 contatos. A média trimestral era de 1.100 contatos até o mês de julho, mas de agosto a outubro ocorreram 4.235 contatos em razão dos pedidos de informação sobre a divulgação do trabalho da ouvidoria e sobre as PECs.

Criada em 2001, a ouvidoria parlamentar atende as reclamações e os pedidos de informação da sociedade civil. Ela recebe e encaminha aos órgãos competentes as reclamações do cidadão e responde a todas as demandas formuladas pela sociedade. Outra função é orientar o cidadão para o acompanhamento de projetos de lei de seu interesse.

Agilização das consultas
O aumento das consultas ao serviço também é atribuído ao Sistema de Gestão de Ouvidorias (SisOuvidor), criado exclusivamente para o setor pela área de informática da Câmara, com a ajuda da Unicamp. O sistema agiliza o recebimento e a resposta das mensagens. O aumento também se deve à inclusão do ícone da Ouvidoria na página principal do portal da Câmara.

Os temas mais abordados são os de solicitação de agilização de matérias que estão prontas para a pauta do plenário ou das comissões; orientações sobre como consultar presenças e votações de parlamentares; além de desabafos contra corrupção entre parlamentares. Também são consultados temas do Poder Executivo, como Educação, Previdência Social e saúde pública.

Ouvidorias parlamentares
Em novembro passado, a Câmara realizou o 1º Simpósio Nacional de Ouvidorias Parlamentares. O evento contou com mais de 200 participantes e reuniu presidentes e ouvidores de Assembléias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e de várias câmaras municipais. Durante o simpósio, o ouvidor-geral da Câmara, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), falou sobre as inovações do serviço. Sampaio destacou a obrigatoriedade de garantir o sigilo dos dados, a definição dos prazos para resposta em 30 dias e a recepção de denúncias anônimas.

No evento foram discutidos temas como o fortalecimento da imagem do Parlamento, rotinas de funcionamento e implementação de ouvidorias, e ainda ações para o aprimoramento democrático da gestão pública. O objetivo principal foi o de incentivar a criação de ouvidorias nas instâncias estadual e municipal do Poder Legislativo. A Ouvidoria da Câmara pretende também criar uma rede que interligue as ouvidorias parlamentares de todas as unidades da Federação.

Para encaminhar reclamações ou dúvidas para a Câmara, o cidadão pode ligar para o telefone 0800-619619 ou fazer sua solicitação na página eletrônica da Câmara: www.camara.gov.br, no ícone Ouvidoria.

Notícias anteriores:
PEC dos requisitados não será votada, diz Chinaglia
Relator alerta para confusão entre PECs de servidores
Deputado destaca ampliação da demanda pela Ouvidoria
Debatedores divergem sobre ouvidorias no setor privado
Ouvidores pedem legislação específica e autonomia de ação
Debatedores apóiam ouvidorias em grandes empresas

Da Reportagem
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.