Ciência, tecnologia e Comunicações

Call centers poderão ter prazo-limite para atendimento

08/01/2008 - 12:47  

O Projeto de Lei 1094/07, do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), concede aos usuários dos serviços públicos o direito de receber da concessionária, permissionária ou autorizada atendimento pessoal efetivo por telefone, no prazo máximo de cinco minutos. No caso do atendimento por meio da internet, a resposta deverá ser enviada ao usuário, por meio do correio eletrônico, no prazo máximo de 24 horas.

O infrator estará sujeito às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) se não atender essa determinação ou não oferecer o serviço adequado. Também será punida a falta de informação para a defesa de interesses individuais ou coletivos e ausência de liberdade de escolha entre vários prestadores de serviços.

Sanções
Sem prejuízo das sanções de natureza civil, penal e das definidas em normas específicas, o código prevê as seguintes sanções administrativas: multa; apreensão do produto; inutilização do produto; cassação do registro do produto junto ao órgão competente; proibição de fabricação do produto; e suspensão de fornecimento de produtos ou serviço.

Também está prevista a suspensão temporária de atividade; revogação de concessão ou permissão de uso; cassação de licença do estabelecimento ou de atividade; interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade; intervenção administrativa; imposição de contrapropaganda.

Universalização
O autor da proposta observa que o princípio da universalização do acesso aos serviços públicos, pelo qual se deve estender esses serviços a todos os cidadãos, deve ser obedecido pelas empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviços públicos.

Em atendimento a esse princípio, essas empresas oferecem serviços em cidades muito pequenas, onde residem poucos habitantes. Em conseqüência, torna-se economicamente inviável para elas manter estabelecimentos e funcionários para atender pessoalmente os usuários em todas as localidades onde atuam.

Dessa forma, essas empresas têm viabilizado o atendimento aos usuários com o uso do telefone ou pelo acesso a internet. Entretanto, destaca o parlamentar, "tem havido muitas queixas em relação aos serviços de atendimento". A principal delas se refere à demora no atendimento de solicitações ou reclamações dos usuários. No caso da comunicação telefônica, quem atende o usuário é uma máquina que passa a ligação a um atendente. E conforme o tipo de solicitação, segundo o deputado, a velocidade e a efetividade do atendimento são muito diferentes.

Exemplos
O deputado observa que, para fazer a assinatura de uma linha telefônica, o atendimento costuma ser ágil e eficiente, mas para cancelá-la é extremamente demorado. Além disso, as empresas colocam várias barreiras para evitar que o consumidor cancele o contrato de prestação de serviços. Uma dessas barreiras é a demora no atendimento, que por vezes faz com que o consumidor adie ou desista de solicitar o cancelamento.

"Os mesmos expedientes maliciosos são utilizados para desencorajar quem se dispõe a reclamar ou exigir a solução de problemas apresentados pelo serviço. Novamente, a demora no atendimento é utilizada para fazer com que muitos usuários desistam de seus objetivos. Dessa forma, valendo-se de expedientes ilícitos, as empresas concessionárias se esquivam de suas obrigações contratuais, em prejuízo do consumidor", argumenta o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade em conjunto com o PL 2522/07, do Senado, e outras 15 propostas semelhantes. Eles serão analisados, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Call center automatizado poderá ser proibido
Operadoras poderão fornecer atendimento nos municípios
Projeto torna obrigatório posto de atendimento das teles
Câmara aprova exigência de atendimento pessoal ao cliente
Cidades menores poderão ter escritórios de telefonia
Projeto obriga empresas a manter postos de atendimento

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta