Segurança

Jovem empregado pode ser dispensado do serviço militar

04/01/2008 - 11:35  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 915/07, do deputado João Bittar (DEM-MG), que dispensa do serviço militar os jovens que estiverem empregados com carteira de trabalho assinada pelo menos seis meses antes da época seleção. O objetivo, segundo Bittar, é evitar que percam o vínculo com o mercado de trabalho, sobretudo nos casos de primeiro emprego.

"Consideramos razoável permitir que a parcela que conseguiu se inserir no mercado de trabalho prossiga servindo ao País por meio da realização do trabalho honesto em outros setores da sociedade", afirma.

Segundo João Bittar, existem milhares de rapazes que já estão empregados na ocasião da seleção. "Não vemos, portanto, diante da grande quantidade de trabalhadores que se apresentam como voluntários, o porquê de não concedermos a dispensa de incorporação para aqueles que estiverem no mercado de trabalho e assim desejarem permanecer", enfatiza.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto tramita apensado ao PL 2132/07, que também dispensa do serviço militar obrigatório os que tiverem relação formal de trabalho.

Reportagem - Antonio Barros
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 915/2007

Íntegra da proposta