Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto isenta igrejas e templos de pagar direito autoral

03/01/2008 - 17:35  

As igrejas e templos de qualquer culto poderão ficar isentas do pagamento de direitos autorais. É o que propõe o Projeto de Lei 860/07, apresentado pelo deputado Neilton Mulim (PR-RJ), que inclui essa isenção entre os critérios de cobrança dos serviços de sonorização ambiental em local privado de freqüência pública, definidos pela Lei 9610/98. "As músicas executadas são sempre de natureza religiosa, cuja utilização na igreja não tem qualquer finalidade de lucro ou de diversão, mas sim de louvor", justifica o deputado.

Neilton Mulim argumenta ainda que a execução no interior de igrejas serve para divulgação da música, e portanto já beneficia o seu autor.

Cobrança dupla
O projeto estabelece também que nos serviços de sonorização ambiental personalizada em locais privados de freqüência pública, como shoppings, supermercados ou grandes lojas, o pagamento dos direitos autorais, em caso de execução terceirizada, será em percentual calculado com base no valor do contrato de serviço.

O deputado explica que o objetivo é evitar a cobrança dupla dos direitos autorais, tanto do executor do serviço como do destinatário. Segundo ele, a forma atual de cobrança inviabiliza serviços terceirizados de pequenos empresários, e em conseqüência resulta também em prejuízo para os titulares de direito autoral.

Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 3968/97, que isenta os órgãos públicos e as entidades filantrópicas do pagamento de direitos autorais. A matéria será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Projeto libera direito autoral de música em ônibus e trem
Uso de obra em Libras pode ter isenção de direito autoral
TV Câmara debate o direito autoral pós-internet
Educação aprova divulgação obrigatória de cálculo do Ecad
Ecad diz que não ampliará arrecadação de direitos autorais
Igrejas podem ser isentas do pagamento de direito autoral

Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 860/2007

Íntegra da proposta