Trabalho, Previdência e Assistência

Proposta concede 13º a quem recebe benefício da Loas

28/12/2007 - 16:17  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 682/07, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que estende o pagamento de gratificação natalina (13º salário) ao idoso e ao portador de deficiência que recebem o benefício de prestação continuada (BPC-Loas). A gratificação terá por base o valor do benefício do mês de dezembro de cada ano. A proposta altera a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas - Lei 8.742/93), que define o valor do BPC em um salário mínimo.

O benefício é pago mensalmente a pessoas idosas, a partir de 65 anos, e a portadores de deficiência incapacitados para a vida independente e para o trabalho. Em ambos os casos, os beneficiados devem pertencer a famílias com renda por pessoa inferior a 1/4 do salário mínimo.

Isonomia
O objetivo da proposta, segundo seu autor, é a isonomia entre idosos, pessoas com deficiência e todos os trabalhadores e beneficiários da Previdência Social, que já recebem uma renda extra no mês de dezembro de cada ano. "A remuneração extra lhes dará a possibilidade de equilibrar o orçamento, fazer compras para um Natal mais alegre e digno, e prover outras necessidades materiais que não foram atendidas com o recebimento do benefício mensal durante o ano, tendo em vista o seu baixo valor e o freqüente comprometimento do orçamento familiar", argumenta.

Cleber Verde salienta, além disso, que essa medida representará ganhos para a economia brasileira, pois pesquisas demonstram que os programas de transferência de renda dão novo impulso às economias dos pequenos municípios, maximizando os efeitos econômicos e sociais do benefício.

Tramitação
O projeto está apensado ao PL 3967/97, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que tem o mesmo objetivo. As propostas serão analisadas em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto aumenta para um mínimo renda para receber BPC
Projeto aumenta limite de renda para receber benefícios
Projeto facilita obtenção de benefício assistencial
Regras de benefício continuado podem ser alteradas

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta