Educação, cultura e esportes

CCJ aprova mudanças na Ordem dos Músicos do Brasil

14/12/2007 - 20:01  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou ontem alterações na Lei 3857/60, que cria a Ordem dos Músicos do Brasil. As mudanças dizem respeito aos conselhos federal e regionais de músicos, sua composição, eleições, mandato de seus integrantes, seu funcionamento e custeio. Também modifica itens referentes ao exercício temporário da profissão de músico em outra jurisdição e as condições para o exercício profissional por músicos que praticarem o gênero popular.

O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 2838/89, do deputado Max Rosenmann (PMDB-PR). O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), defendeu sua aprovação, mas apresentou duas emendas para substituir trechos do texto que ele considerou inconstitucionais. A proposta ainda será votada em Plenário.

Estrangeiros
O deputado suprimiu a proibição de estrangeiros comporem o Conselho Federal dos Músicos. Ele lembra que o princípio é o de que a lei não distingue entre nacionais e estrangeiros quanto à aquisição e ao gozo dos direitos civis, com exceção das previstas na Constituição. "Não havendo restrição constitucional para o caso, a distinção deve ser suprimida", argumenta.

Também retirou do texto a contribuição a ser fixada pelo Conselho Federal dos Músicos, por entender que ela viola a Constituição, que sujeita expressamente as contribuições de interesse de categorias profissionais ao princípio da legalidade tributária. "Essa contribuição só poderá ser criada e ter seu valor fixado em lei, e não por autarquia corporativa."

Composição do conselho
Segundo o texto aprovado, o Conselho Federal dos Músicos do Brasil será composto de 15 membros titulares e 15 suplentes para um mandato de três anos. Eles serão eleitos por voto secreto e maioria absoluta, em assembléia dos delegados dos conselhos regionais.

Já os conselhos regionais serão compostos de nove membros, quando o conselho tiver até cento e cinqüenta músicos inscritos; de quinze membros, quando tiver até trezentos músicos inscritos; e de vinte e um membros, quando exceder esse número.

Os músicos que praticarem o gênero popular em qualquer especialidade e não possuírem conhecimentos teóricos musicais deverão ser submetidos a prova de conhecimento prático, perante banca examinadora integrada por professores devidamente capacitados e escolhidos pelas diretorias dos conselhos regionais da Ordem dos Músicos do Brasil.

Notícias anteriores:
Instalada comissão sobre isenção de tributos de CDs e DVDs
Chinaglia promete agilidade a isenção para música nacional
Câmara abre campanha e debate sobre música brasileira

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Alexandre Pôrto

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2838/1989

Íntegra da proposta