Educação, cultura e esportes

Educação aprova merenda especial para alunos diabéticos

14/12/2007 - 10:46  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou ontem (13) projeto que obriga as escolas públicas a oferecer merenda escolar diferenciada para estudantes diabéticos, hipertensos e com anemia.

Originalmente, o Projeto de Lei 6483/06, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), previa o fornecimento de merenda diferenciada apenas para diabéticos, mas a comissão acolheu substitutivo da relatora, deputada Nice Lobão (DEM-MA), que inclui hipertensos e anêmicos. O substitutivo incorpora sugestões apresentadas por outros projetos apensados (PLs 509/07, 1412/07, 1673/07 e 2182/07).

"É dever do Estado estar atento aos efeitos da merenda escolar na saúde das crianças, uma vez que terá reflexo durante toda a vida delas", disse Nice Lobão. Russomanno informa que vários municípios brasileiros já distribuem merenda especial para alunos diabéticos.

Pela proposta, a alimentação especial deve ser definida por nutricionistas e médicos, com a participação do Conselho de Alimentação Escolar. Além disso, o cardápio deverá levar em conta os hábitos alimentares de cada região.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam elevado crescimento de casos de diabetes infantil em todo o mundo, com maior impacto nos países em desenvolvimento. Conforme o levantamento, os casos da doença podem dobrar nos próximos 25 anos. Em 2000, 171 milhões de pessoas tinham diabetes. Até 2030, a OMS estima que 360 milhões desenvolverão a doença.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Seguridade aprova cardápios especiais para diabéticos
Venda de bebidas light e diet pode tornar-se obrigatória
Seguridade proíbe venda de alimentos calóricos nas escolas
Venda de doce e refrigerante em escolas pode ser proibida
Projeto proíbe alimentos não saudáveis nas escolas
Projeto proíbe guloseimas em escolas brasileiras

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6483/2006

Íntegra da proposta