Economia

Chinaglia ressalta desenvolvimento do turismo no País

04/12/2007 - 21:58  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, afirmou nesta terça-feira que, apesar dos problemas de infra-estrutura enfrentados no País, o turismo tem gerado crescente receita, especialmente após a criação do ministério para o setor, em janeiro de 2003. Com base em dados do Banco Central, Chinaglia informou que ingressaram no País, somente no mês de outubro, 436 milhões de dólares com os gastos de turistas estrangeiros. "É um recorde para o mês de outubro", disse.

De janeiro a outubro deste ano, segundo ele, esse saldo foi de 4 bilhões de dólares — o que já ultrapassa o montante de todo o ano de 2005 (3,6 bilhões de dólares) e se aproxima do obtido na soma dos 12 meses de 2006 (4,3 bilhões de dólares).

Chinaglia participou da abertura do 9º Congresso Brasileiro de Atividade Turística (Cbratur), promovido pelas comissões de Turismo e Desporto da Câmara e pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Ele disse esperar que o seminário apresente propostas e ofereça elementos para a Câmara tomar decisões legislativas e orçamentárias em benefício do setor. Ele destacou que, além de ser uma importante fonte de receitas, o turismo é a atividade econômica com o menor custo para a geração de empregos.

Copa do Mundo
Segundo a ministra do Turismo, Marta Suplicy, a Copa do Mundo de 2014 poderá ajudar o Brasil a obter, em um espaço de tempo muito curto, um desenvolvimento no turismo que só seria alcançado em 50 anos. Ela disse que seu ministério faz um planejamento para atingir essa meta.

Está sendo feito, segundo ela, um levantamento de 65 locais em todo o Pais que deverão receber investimentos para serem visitados por turistas durante a Copa. Para isso, acrescentou, é preciso buscar investimentos para construção de hotéis, pois há cidades que precisam de 46 mil leitos.

O coordenador da Frente Parlamentar do Turismo, deputado Alex Canziani (PTB-PR), disse que o turismo poderá ser a grande alavanca para o desenvolvimento do Brasil. Segundo ele, esse é um setor que pode fazer do Brasil um país com melhor oportunidades para seus cidadãos.

Crise aérea
Outro assunto lembrado na cerimônia desta terça foi a crise do setor aéreo. Para o presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), o problema é conseqüência de uma grande demanda que superou as expectativas do governo.

Apesar de terem sido construídos aeroportos, o deputado observou que eles não conseguiram acompanhar o desenvolvimento do País. Padilha disse ainda que o governo está investindo na área de transportes, e citou como exemplo a duplicação da rodovia BR-101 no Nordeste.

Agenda
A partir das 8 horas desta quarta-feira, no auditório Nereu Ramos, será debatido o tema "O Turismo e a Crise dos Transportes no Brasil", como parte do Cbratur. Empresários, gestores públicos, especialistas, professores e estudantes discutirão formas de melhorar os sistemas de transportes no Brasil, com o objetivo de desenvolver o turismo.

O Cbratur é promovido em parceria com a Frente Parlamentar de Turismo, a Confederação Nacional do Comércio, o Sesc, o Senac e o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, e conta com o apoio dos ministérios do Turismo e dos Transportes.

Notícias anteriores:
Comissão aprova benefícios de exportação para o turismo
Fórum em defesa do turismo quer alterar lei geral
Governo enviará lei do turismo nesta semana à Câmara
Comissão apresenta propostas para melhorar o turismo

Reportagem - Oscar Telles e Alexandre Pôrto
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.