Educação, cultura e esportes

Propostas do Câmara Mirim tornam-se projetos de lei

28/11/2007 - 20:12  

Dois projetos de lei aprovados durante o Câmara Mirim, programa que aproxima as crianças do trabalho dos parlamentares, passam a tramitar formalmente na Câmara. As propostas foram selecionadas entre mais de 200 projetos enviados ao site Plenarinho e votados no mês passado, em sessão simbólica.

O programa reuniu cerca de 400 crianças entre 9 e 13 anos, que votaram simbolicamente três projetos de lei, selecionados por uma equipe do site.

Uma das medidas, da estudante Mallena Nogueira, de 13 anos, proíbe o uso de pau-de-arara como transporte escolar. A autora do projeto, que mora em Iracema, no Ceará, a cerca de 300 km da capital, afirma que muitos colegas de classe usam esse tipo de transporte. "Os meus colegas reclamam muito do transporte. Eles não chegam em condições boas para estudar. Na estrada tem muito buraco. Quando passa pelo buraco, eles se `tacam` uns nos outros, na grade do carro, e se machucam. Além disso, tem muita terra; aí chegam empoeirados", disse.

O outro projeto aprovado, da deputada mirim Karinne Mendonça, 11 anos, de Águas Claras (DF), propõe que o Poder Público ofereça educação em tempo integral para as crianças, com direito a três refeições.

As duas propostas passam a tramitar na Casa por iniciativa do deputado João Campos (PSDB-GO) (PL 2397/07 e PL 2398/07). Ambas foram apensadas a outras de teor semelhante, que já tramitavam na Câmara.

O programa Câmara Mirim existe há dois anos e é aberto a todos os alunos de quarta a oitava série do Ensino Fundamental.

Notícias anteriores:
Sessão mirim aprova três projetos de crianças
Câmara Mirim escolhe projetos apresentados por crianças
Câmara Mirim recebe mais de 200 projetos de crianças
Projetos infantis terão tramitação normal na Câmara
Em sessão no Plenário, deputados mirins `aprovam` projetos

Da Redação
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2397/2007

Íntegra da proposta