Direito e Justiça

Parecer sobre urna eletrônica prevê voto em trânsito

22/11/2007 - 20:05  

A possibilidade do voto em trânsito para eleitores que estiverem fora de sua seção eleitoral e a impressão do voto digitado na urna eletrônica são as principais novidades do relatório do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), apresentado hoje à Subcomissão Especial de Segurança do Voto Eletrônico. De acordo com o texto, o eleitor não terá contato com o que foi impresso, sendo possível apenas a conferência visual do voto. Esse recurso permitirá a recontagem física dos votos registrados eletronicamente.

A subcomissão, ligada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, foi instalada no início deste ano para avaliar denúncias de vulnerabilidade do sistema de votação eletrônico brasileiro e propor medidas para aumentar a segurança. "Entendemos que o melhor caminho é a união das vantagens da votação eletrônica com a possibilidade de o eleitor conferir visualmente o voto consignado ao seu candidato. Além disso, esse procedimento de materialização do voto torna possível auditorias extremamente simplificadas das votações", afirmou o relator.

Para Vital do Rêgo Filho, com a materialização do voto por meio da impressão, serão eliminadas eventuais dúvidas que ainda pairam sobre as possibilidades de fraudes nas votações eletrônicas.

Voto em trânsito
Já o voto em trânsito permitirá que o eleitor que se encontre em outro estado possa votar para presidente da República. Nos casos em que o eleitor estiver fora de seu município, mas nos limites do seu estado, poderá votar também para governador, senador e deputado federal e estadual.

Vital do Rêgo Filho incluiu ainda em seu relatório a exigência de que 2% do total das urnas, escolhidos por sorteio, sejam auditadas. A proclamação dos resultados só ocorrerá após essa auditagem, que deverá ser realizada com a participação do Ministério Público, e de partidos políticos e coligações.

Novo cadastramento
O relator sugeriu também um recadastramento dos eleitores para implantar nova sistemática de identificação e emitir novo título eleitoral com a foto. Em sua avaliação, o documento com foto trará mais segurança ao processo eleitoral.

Outra medida proposta por Vital do Rêgo Filho para evitar fraudes nas eleições é a utilização de dados biométricos dos eleitores, como impressões digitais.

Notícias anteriores:
Relatório sobre voto eletrônico será apresentado na quinta
Comissão aprova lacre em mídia com dado da urna eletrônica
Deputado denuncia esquema de venda de votos eletrônicos
Especialistas apontam vulnerabilidades no voto eletrônico

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.