Política e Administração Pública

Comissão aprova regras para parcelamento do solo

21/11/2007 - 22:24  

A Comissão Especial de Parcelamento do Solo para Fins Urbanos aprovou nesta quarta-feira o substitutivo do relator, deputado Renato Amary (PSDB-SP), ao Projeto de Lei 3057/00. No parecer, o relator acatou 39 das 103 emendas à proposta. O substitutivo prevê que o município será o responsável pela concessão da licença urbanística e ambiental, e proíbe o uso de áreas alagadiças ou sujeitas a inundação, em local contaminado ou onde não houver como implementar transportes e equipamentos públicos.

Renato Amary afirmou que a aprovação do parecer é um grande avanço, pois o assunto está sendo analisado há sete anos. O relator lembrou que a proposta reúne 21 projetos sobre o assunto. " É óbvio que temos pontos controversos. Para isso, a lei e o Regimento Interno da Câmara prevêem a possibilidade de apresentar destaques."

Segundo a presidente da comissão, deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG), o texto aprovado foi o possível, uma vez que o assunto ainda é polêmico. Ela disse que a proposta regulamenta uma realidade já existente e ajuda a cumprir o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01).

Voto contrário
O único voto contra a aprovação do substitutivo foi do deputado Ivan Valente (Psol-SP), que afirmou ser necessário mais tempo para a leitura detalhada do projeto — que possui 138 artigos. " Eu não posso votar a favor de um projeto que eu não li como um todo; quero saber se ele favorece o setor social", afirmou.

A comissão se reúne na próxima quarta-feira (28) para começar a discutir os 53 destaques apresentados ao texto.

Notícias anteriores:
Relatório sobre parcelamento do solo será votado no dia 21
Divergências adiam votação sobre parcelamento do solo
Substitutivo determina área mínima para lotes urbanos
Relator propõe fim de loteamentos sem infra-estrutura
Debatedores querem simplificar lei sobre uso do solo

Reportagem - Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição – Adriana Resende

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3057/2000

Íntegra da proposta