Cidades e transportes

Câmara assina compromisso de plantar 12 mil árvores

21/11/2007 - 15:58  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, assinou hoje o compromisso de plantar 12 mil mudas nativas, no estado de São Paulo, para neutralizar as emissões de carbono da Câmara. O plantio é fruto de parceria entre a Casa e a ONG SOS Mata Atlântica.

A meta foi estabelecida após levantamento feito pela empresa Max Ambiental sobre o consumo de energia, o uso de combustíveis fósseis (transporte aéreo e terrestre de parlamentares) e a produção de resíduos orgânicos pela Câmara entre 2005 e 2006. Pelo convênio, caberá à SOS Pró-Mata Atlântica plantar e manter as mudas de árvores.

Chinaglia destacou que a Câmara é pioneira na atitude. "A responsabilidade coletiva de cidadãos, empresas e instituições quanto à emissão de carbono não pode ficar apenas no discurso. Com este convênio nós vamos praticamente neutralizar a emissão de carbono da Câmara dos Deputados. Será o primeiro parlamento no mundo a fazer isso."

O programa contempla a Mata Atlântica porque se trata de um bioma que detém, atualmente, apenas 8% de sua área total. A área da mata em São Paulo foi escolhida por ser uma das mais devastadas no Brasil. O plantio de árvores será feito em áreas próximas a rios e matas ciliares e contribuirá para a qualidade da água e do solo e para a recuperação da diversidade biológica da região. A Câmara já estuda meios de contemplar outros biomas, como o Cerrado.

Outras iniciativas
Para Chinaglia, o gesto dá à Câmara autoridade moral para cobrar ações das empresas que poluem a atmosfera, e também para cobrar do governo mais fiscalização na área. Ele citou como exemplares duas outras iniciativas da Casa para reduzir o efeito estufa: o Programa Ecocâmara e o mapeamento hidrográfico brasileiro.

O objetivo do EcoCâmara, criado em 2003, é estimular a adoção de princípios de preservação ambiental no cotidiano da Câmara. Entre as ações já implantadas, estão licitações sustentáveis, coleta seletiva de lixo, gerenciamento de resíduos de saúde e a adoção de novas tecnologias. Chinaglia ressaltou que as ações do grupo têm contribuído para economizar dinheiro público. As ações do EcoCâmara reduziram em 80% o volume de resíduos perigosos encaminhados à incineração, com conseqüente redução da emissão de gases na atmosfera.

Já o mapeamento hidrográfico identificará áreas de risco ambiental e experiências de manejo sustentável bem-sucedidas. Chinaglia lembrou que a ação ainda está em fase inicial, mas já recebeu o apoio da Unesco.

O diretor da organização SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, acredita que o plantio das mudas pode ajudar a mobilizar a sociedade. "Uma das formas de chamar a atenção da sociedade e mobilizar foi essa: plantando árvores. E não é um indulto para aproveitar modismos. Queremos que seja uma prática, em política pública, e muito mais do que isso, vamos acompanhar o crescimento dessas árvores, garantir o seu crescimento por cinco anos, passar por auditorias", salientou.

De acordo com a assessoria de projetos especiais da Diretoria-Geral da Câmara, o plantio das mudas deve começar no dia 10 de dezembro. Os custos vão ficar por conta de financiadores.

Notícias anteriores:
Câmara tem iniciativas para economizar água e luz
Gestão ambiental do Legislativo é modelo, diz Serraglio
Câmara apresenta compromisso com ações ecológicas
Câmara apresenta programa de gestão ambiental
Câmara será o primeiro Parlamento Carbono Neutro do mundo

Reportagem - Paula Bittar
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.