Ciência, tecnologia e Comunicações

Deputados pedem desenvolvimento sustentável para Amazônia

20/11/2007 - 19:09  

Durante a abertura do 1º Simpósio da Amazônia, nesta terça-feira, o presidente Arlindo Chinaglia defendeu a aplicação de um plano de desenvolvimento sustentável, com ênfase para o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional na região. Chinaglia também citou números para demonstrar a importância da Amazônia.

O presidente da Câmara lembrou que a Amazônia corresponde a 61% do território brasileiro e tem 20% da água doce não congelada do planeta. Ele destacou, entretanto, que o desmatamento da área, que era de 6% em 1980, subiu para 14% nos últimos anos. Chinaglia assinalou ainda que é dever de todos os brasileiros pensar no interesse público ao debater propostas para a região, e "não nos interesses privados daqueles que contribuem para a devastação".

Mobilização parlamentar
Segundo a presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), é preciso que os parlamentares que representam os 24 milhões de habitantes da Amazônia se organizem para defender o desenvolvimento sustentável da região.

Ela disse também que a meta do governo precisa ser "desmatamento zero", mas ressaltou que isso só ocorrerá quando a região puder se desenvolver e houver qualidade de vida para seus habitantes. "Queremos que a Amazônia seja prioridade de fato para o País", enfatizou.

Biodiversidade
O vice-presidente da República, José Alencar, ressaltou que a Amazônia possui riquezas que "despertam o interesse do mundo inteiro". Para ele, todos os segmentos do poder nacional precisam estar unidos na "ocupação imediata da região pelo brasileiros, especialmente os brasileiros que já vivem por lá". Ele destacou que o simpósio "servirá para o Brasil despertar para a questão da Amazônia".

A Amazônia, que ocupa 5,2 milhões de quilômetros quadrados, possui 55 mil espécies de plantas com sementes, 502 espécies de mamíferos, 1.677 de aves, 600 de anfíbios e 2.657 espécies de peixes.

Notícias anteriores:
Derrubada de floresta aumenta 700% em Rondônia, diz Ibama
Ministério Público teme redução da reserva de florestas
Amazônia rejeita ampliação de área de reserva legal
Debatedores sugerem compensação por desmatamento
Produtores criticam desorganização na gestão de florestas

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.