Educação, cultura e esportes

Chinaglia explica a política ao Parlamento Jovem

20/11/2007 - 15:50  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, participou hoje da instalação da 4ª sessão do Parlamento Jovem, formado por 78 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, de todas as unidades da federação. Ele ressaltou que o País vive um momento de aperfeiçoamento das instituições democráticas e que "não há nada mais nobre do que despertar nos outros a paixão pela política".

Chinaglia lembrou aos "jovens deputados" que é a política que define o rumo de nossas vidas. "É a política que vai dar conteúdo àquilo que os secretários de Educação no Brasil inteiro formulam, que define uma maior ou menor distribuição de renda, que vai dar ou não recursos para a segurança pública".

Cada um dos integrantes do Parlamento Jovem apresentou projetos de lei. Os textos serão debatidos e aperfeiçoados nas comissões temáticas formadas pelos jovens, para em seguida serem votados em "plenário". Quatro dessas propostas seguirão para a Comissão de Participação Legislativa, onde poderão virar projetos de lei reais.

Projetos aprovados
Quatro projetos aprovados em edições anteriores do Parlamento Jovem já foram transformados em projetos de lei, todos encampados pelo deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), idealizador do programa. São os seguintes:
- 1693/07, sugerido pela deputada jovem Michelle Cristine Silva (MT), que cria brigadas comunitárias de combate a incêndios florestais;
- 1694/07, sugerido pelo deputado jovem Robson Gomes da Silva (RJ), que cria um programa nacional para incentivar a agricultura orgânica;
- 1695/07, da deputada jovem Martha Ramires de Souza (MG), que torna obrigatória a realização de exames oftalmológicos e auditivos nas escolas do ensino fundamental da rede pública;
- 1696/07, da deputada jovem Rose Carla Oliveira (SE), que cria os centros de produção de cultura nas escolas estaduais e municipais.

Jovens na política
A mais jovem deputada da Casa, Manuela D`Ávila (PCdoB-RS), lembrou aos estudantes que a política sempre muda a vida das pessoas. "Às vezes para pior. Mas ela pode mudar decisivamente para melhor, e isso depende da nossa participação, da participação de vocês jovens, principalmente, na política", disse.

O deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), por sua vez, pediu uma maior inserção do jovem na vida política do País. "Dizem que os jovens não gostam de política. Mas eles não gostam é de alguns políticos que os representam", disse. Ele defendeu a alteração da legislação para garantir a presença de um número mínimo de jovens entre as listas partidárias, para permitir o ingresso de mais jovens na vida política.

O deputado Paulo Lustosa (PMDB-CE) fez um apelo aos jovens deputados para que consolidem a democracia no Brasil. Ele também destacou a pluralidade social e étnica do Parlamento Jovem. "Esse parlamento é mais feminino que o Parlamento real, mais negro, mais a cara do nosso Brasil. Espero que no futuro o Congresso Nacional tenha a cara desse Parlamento Jovem", disse.

Estatuto da Juventude
Lobbe Neto ressaltou que a Câmara se interessa pelos temas relacionados à juventude. Ele lembrou que os deputados aprovaram por unanimidade a Medida Provisória 238/05, que criou a Secretaria Nacional da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude.

O deputado informou, ainda, que o Plano Nacional da Juventude (Projeto de Lei 4530/04) está pronto para ser votado pelo Plenário e que a Câmara vai iniciar debates nos estados sobre o Estatuto da Juventude (PL 27/07).

Confira os projetos selecionados para esta edição
Confira a programação do Parlamento Jovem

Leia mais:
Estudantes discursam e elegem Mesa Diretora

Notícias anteriores:
Segurança e educação mobilizam Parlamento Jovem
Sessão mirim aprova três projetos de crianças
Propostas do Parlamento Jovem podem virar projetos de lei

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.