Cidades e transportes

Projeto susta demarcação de reserva em Santa Catarina

20/11/2007 - 14:18  

O Projeto de Decreto Legislativo 50/07, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), susta a demarcação da reserva Guarani de Araça`y, que fica nos municípios de Cunha Porã e Saudades, em Santa Catarina. De acordo com o deputado, a portaria do Ministério da Justiça sobre a demarcação exorbita do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa, ignorando direitos de famílias que ocupam a área e detêm títulos legítimos desde a década de 1920.

De acordo com o parlamentar, na área de abrangência da reserva residem famílias de pequenos agricultores, em 214 pequenas propriedades tituladas e com posse mansa e pacífica. Colatto explicou que, em 1921, o Estado transferiu 46.707,4800 hectares a uma empresa colonizadora. Em 1923, concedeu outra área de 29.776,1104 hectares. Ambas foram transcritas no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Chapecó.

"Os agricultores que ocupam a área e possuem os respectivos títulos de 1921 e 1923 em perfeita e legítima cadeia dominial têm não só a titularidade legitima e justa registrada nos respectivos registros imobiliários e jamais contestadas; eles têm também a posse mansa e pacífica", afirmou o deputado.

Índios do sul
Colatto afirma ainda que não há população indígena na área. A intenção da Funai, afirmou, seria trazer índios do Rio Grande do Sul e de outras localidades para aquela região.

"Tal demarcação compromete os princípios da legalidade e da moralidade e impõe prejuízos econômicos ao estado de Santa Catarina, não só pelo valor do patrimônio imobiliário subtraído de forma inconstitucional pela União e pela Funai, mas também por causa dos prejuízos com os tributos que o Estado deixará de arrecadar, diante da retirada de pequenos agricultores já instalados", argumenta.

Outros projetos
Um projeto similar do deputado - o PDC 48/07 - já foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Essa proposta susta a demarcação da terra indígena Toldo Imbu, em Abelardo Luz (SC).

A Câmara analisa outros projetos semelhantes de Valdir Colatto: o PDC 47/07 susta a ampliação da terra indígena Xapecó (glebas A e B), nos municípios de Abelardo Luz e Ipuaçu (SC); o PDC 50/07 susta a demarcação da reserva Guarani de Araça`y, nos municípios de Cunha Porã e Saudades (SC); o PDC 49/07 susta a ampliação dos limites da terra indígena Toldo Pinhal, nos municípios de Seara, Paial e Arvoredo (SC).

Tramitação
A proposta, sujeita à apreciação do Plenário, será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Direitos Humanos e Minorias; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Proposta susta efeitos de ato da Funai sobre área indígena
Projeto susta ampliação de área indígena
Agricultura aprova fim de demarcação indígena em SC
Congresso poderá decidir demarcação de terras indígenas
Comissão investigará aplicação de verbas na saúde indígena
Índio poderá lucrar com exploração mineral, diz deputado
Finanças aprova definição de agricultura indígena
Para debatedores, índios devem decidir sobre infanticídio
Comissão muda regras para demarcação de terras indígenas

Reportagem - Vania Alves
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 50/2007

Íntegra da proposta