Política e Administração Pública

Proposta susta efeitos de ato da Funai sobre área indígena

19/11/2007 - 19:38  

O Projeto de Decreto Legislativo 49/07, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), susta os efeitos da Portaria 795/07, do Ministério da Justiça, que amplia os limites da área denominada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) como terra indígena Toldo Pinhal. A portaria também declara a terra, que fica nos municípios de Seara, Paial e Arvoredo, em Santa Catarina, de posse permanente do grupo indígena Kaingang.

Segundo o autor do projeto, nessa área de 3.838,6 hectares residem 360 famílias de pequenos agricultores, em 227 pequenas propriedades com média de 12,30 hectares, e 198 dessas propriedades têm "posse mansa e pacífica" há aproximadamente 100 anos, com toda a cadeia de domínio definida em cartório. O deputado afirma que não existem índios ocupando a área que se pretende ampliar.

De acordo com a Constituição, é da competência exclusiva do Congresso Nacional sustar atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegação legislativa.

Prejuízos
O parlamentar sustenta que os agricultores dessa área têm casas, benfeitorias, comunidade organizada com escolas, igrejas, cemitério e "todo um histórico de trabalho e lutas em prol do desenvolvimento do oeste catarinense".

Ele acrescenta que, se for homologada a ampliação dos limites da terra indígena, o uso da área será fortemente comprometido, causando significativos prejuízos econômicos ao estado, às populações interessadas e a toda coletividade, que estaria impedida de usufruir desse patrimônio.

Segundo o deputado, a ampliação compromete os princípios da legalidade e da moralidade e impõe prejuízos econômicos aos pequenos agricultores, comprometendo a existência dos municípios e a economia de Santa Catarina.

Isso se daria, segundo ele, não só pelo valor do patrimônio imobiliário "subtraído de forma inconstitucional pela União e pela Funai", mas, também, por causa dos prejuízos com os tributos que o estado deixará de arrecadar e dos prejuízos culturais e afetivos diante da retirada de pequenos agricultores já instalados nas áreas demarcadas nos municípios de Seara, Paial e Arvoredo.

Outros projetos
Um projeto similar do deputado - o PDC 48/07 - já foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Essa proposta susta a demarcação da terra indígena Toldo Imbu, em Abelardo Luz (SC).

A Câmara analisa outros projetos semelhantes de Valdir Colatto: o PDC 47/07 susta a ampliação da terra indígena Xapecó (glebas A e B), nos municípios de Abelardo Luz e Ipuaçu (SC); e o PDC 50/07 susta a demarcação da reserva Guarani de Araça`y, que fica nos municípios de Cunha Porã e Saudades (SC).

Tramitação
O projeto será votado em plenário, após análise das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Direitos Humanos e Minorias; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto susta ampliação de área indígena
Agricultura aprova fim de demarcação indígena em SC
Congresso poderá decidir demarcação de terras indígenas
Comissão investigará aplicação de verbas na saúde indígena
Índio poderá lucrar com exploração mineral, diz deputado
Finanças aprova definição de agricultura indígena
Para debatedores, índios devem decidir sobre infanticídio
Comissão muda regras para demarcação de terras indígenas

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 49/2007

Íntegra da proposta