Agropecuária

Alimentos da cesta básica podem ser isentos de tributos

14/11/2007 - 13:23  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1700/07, do deputado Rocha Loures (PMDB-PR), que isenta arroz, feijão, sal refinado, milho, rapadura, açúcar mascavo, fubá, ovos, frutas, legumes, farinha de mandioca, leite, carnes e gorduras animais da cobrança do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), do PIS/Pasep e da Cofins. Segundo o projeto, as isenções se aplicam às receitas, aos resultados e aos lucros relativos à produção e à comercialização no mercado interno dos produtos listados. A proposta não prevê o benefício nos casos em que os alimentos são destinados a exportação ou a industrialização.

Rocha Loures acredita que diminuição de tributos reduzirá o preço dos alimentos. "A medida contribuirá para melhorar a qualidade da alimentação da população de baixa renda, estimulando a produção e a circulação dos produtos, que pode gerar empregos, renda e, indiretamente, impostos", acrescentou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Agricultura aprova isenção para sal, milho e rapadura
Agricultura aprova fim de tributos federais para alimentos

Reportagem - Maria Neves
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1700/2007

Íntegra da proposta