Agropecuária

Comissão aprova isenção de tarifa bancária para agricultor

09/11/2007 - 14:53  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (7), o Projeto de Lei 996/07, do deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), que cria a conta bancária familiar rural para os trabalhadores beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

Pela proposta, a conta será isenta de tarifas para o trabalhador, mas não poderá ser aberta como pessoa jurídica (empresa) e será limitada a depósitos, transferências eletrônicas e saques, vedada a utilização de cheques. Os custos dos serviços bancários serão cobertos pelos gestores do Pronaf ou órgão equivalente.

Emenda
O relator, deputado Afonso Hamm (PP-RS), apresentou parecer pela aprovação, com emenda determinando que sejam definidos posteriormente, por regulamento, quais agricultores familiares e empreendedores familiares rurais serão beneficiados. Segundo o parlamentar, as tarifas cobradas pelos bancos para manutenção de contas correntes e prestação de serviços bancários se tornaram um problema que afeta as camadas mais frágeis da sociedade, como é o caso dos agricultores familiares.

O relator ressalta ainda que os gastos com tarifa bancária anula parte dos efeitos positivos da queda nos juros incidentes sobre as linhas de crédito e inibe a inserção de um universo significativo de pequenos produtores no sistema financeiro.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será ainda examinada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto cria fundo para desenvolver agricultura familiar
Comissão aprova status de lei a Pronaf
Agricultura aprova fim de operação casada em crédito rural
Agricultura aprova benefício a pequenos produtores
Conta-salário pode ficar isenta de tarifas bancárias

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta