Projeto obriga cadastro na venda de chip para celular GSM

08/11/2007 - 15:02  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1388/07, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que obriga as operadoras de celulares a cadastrar, na venda ou distribuição de chips, os números da cédula de identidade, do CPF e do aparelho telefônico do comprador, que deve apresentar nota fiscal.

O autor da proposta espera que o cadastro iniba a indústria do roubo de celulares, que causa prejuízos ao consumidor e ao setor de telefonia, em virtude das altas faturas geradas por ligações irregulares. Na sua opinião, o sistema GSM facilita o uso de celulares roubados. Isso porque, explica Russomanno, o chip é o cérebro do celular e pode ser usado em qualquer aparelho, inclusive nos roubados.

Tecnologia GSM
Hoje, para habilitar os celulares CDMA e TDMA é necessário apresentar a nota fiscal do aparelho, o que não ocorre no sistema GSM, no qual o registro está no chip, e não no aparelho. Russomanno observa que a tecnologia GSM é a que mais cresce no Brasil, com aumento de 227,1% de 2002 a 2004. O sistema abrange 65,59% da base de celulares do País.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta