Agropecuária

Comissão aprova seguro-desemprego para pescador artesanal

01/11/2007 - 16:08  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou ontem o Projeto de Lei 1342/07, do deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE), que garante ao pescador profissional artesanal de camarão o recebimento do seguro-desemprego ainda que o defeso (período em que a pesca é proibida) da pesca de camarão seja parcial e restrito à frota pesqueira.

O texto foi aprovado com duas emendas, apresentadas pelo relator, deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA). A primeira emenda beneficia, também com o seguro-desemprego, o pescador artesanal de outras espécies de crustáceos, moluscos e peixes. A outra emenda estende o seguro-desemprego ao catador de caranguejo, equiparado para efeitos legais ao pescador profissional artesanal.

São considerados pescadores profissionais artesanais aqueles que utilizam a captura com puçás e pequenas redes de arrasto manual, em barcos com dimensão nunca superior a quatro metros.

Preservação
O autor da proposta destaca que a preservação dos recursos pesqueiros demanda constante avaliação do risco a que eles estão submetidos. O parlamentar observa que há hipóteses de defeso total e parcial da prática da pesca. No entanto, ele ressalta que, no caso de o defeso se limitar a coibir a pesca profissional, permitindo ainda que pescadores artesanais dêem continuidade a seu ofício, "persiste, com difícil avaliação do impacto ambiental causado, pressão exploratória sobre os recursos pesqueiros."

A proposta altera a Lei 10.779/03. Hoje, se a proibição é parcial e restrita à pesca profissional de arrasto, como a realizada por tração motorizada, a lei não garante o pagamento do seguro-desemprego aos pescadores profissionais artesanais. "Diante da impossibilidade de se receber o seguro, os pescadores artesanais são forçados a continuar no exercício de seus labores em detrimento dos estoques", argumenta Bezerra.

Como medida para proteger os recursos marinhos e "garantir a segurança alimentar dos pescadores e de seus familiares", Flávio Bezerra defende o direito aos pescadores de receberem recursos do seguro desemprego, mesmo que o defeso se limite à pesca profissional não artesanal.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Ministro da Pesca pede verbas para gerar 300 mil empregos
Catadores de caranguejo poderão receber seguro-desemprego
Projeto regulariza terras ocupadas por pescador artesanal
Agricultura aprova financiamento para pescador artesanal

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.