Política e Administração Pública

CPI avalia que presídios do Paraná estão acima da média

25/10/2007 - 20:45  

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário, deputado Neucimar Fraga (PR-ES), disse que os três presídios visitados hoje no Paraná pela CPI - o Presídio Federal de Catanduvas, a Penitenciária Industrial de Cascavel e o Centro de Detenção e Ressocialização de São José dos Pinhais - estão em melhores condições do que a média das prisões brasileiras. Segundo ele, as instalações são "eficientes", não existe superlotação e há respeito à disciplina, além de boa parte da população carcerária ter acesso ao trabalho e à educação.

Neucimar Fraga observou, no entanto, que, apesar de 12 mil presos estarem nos presídios há outros 12 mil em cadeias públicas, o que considerou um sério problema para o sistema prisional paranaense.

Segurança máxima
Segundo a deputada Jusmari Oliveira (PR-BA), a situação vista no Paraná - especialmente no presídio federal - é melhor do que a das outras unidades já visitadas pela CPI. A prisão de segurança máxima de Catanduvas, segundo ela, garante maior controle do poder público sobre os presos mais perigosos para a sociedade. "Isso é um avanço muito grande na questão da segurança no País", ressaltou.

Na avaliação dela, a situação do sistema prisional do interior do Nordeste é muito pior, já que os presos ficam em "delegacias decadentes e precárias, onde ocorrem fugas quase diariamente".

Notícias anteriores:
Promotora discorda de CPI e faz várias críticas à Papuda
CPI constata que Papuda é modelo de penitenciária
Deputado vê `situação caótica` em presídios paulistas
Falta de pessoal prejudica ressocialização de presos no DF
Relator vai estudar pena alternativa para presa com filhos

Reportagem - Paulo Roberto Miranda/Rádio Câmara
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.