Direitos Humanos

Comissão aprova novas vacinas para crianças no SUS

24/10/2007 - 20:56  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou hoje substitutivo da deputada Rita Camata (PMDB-ES) ao Projeto de Lei 1273/07, do deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), que amplia as vacinas do Calendário Básico de Vacinação da Criança do Ministério da Saúde. O texto aprovado inclui as vacinas contra a hepatite A, meningocócica conjugada C, pneumocócica conjugada sete valente, contra a varicela (catapora) e contra o pneumococo.

O projeto original previa a inclusão apenas das vacinas contra meningites pneumocócicas e meningocócicas. No entanto, Rita Camata incorporou sugestões contidas em outros três projetos que tramitam em conjunto (PL 1460/07, PL 1539/07 e PL 1793/07).

A deputada disse esperar que o Ministério da Saúde efetive em curto prazo a oferta das vacinas previstas. "Não há como negar que, em existindo vacina que apresente segurança e proteção adequadas para um agravo de repercussões importantes na sociedade, este instrumento deve ser incorporado ao arsenal da saúde", defendeu.

Meningites
Rita Camata lembrou que, das vacinas para prevenir os diferentes tipos de meningite, já estão disponíveis no Calendário Básico de Vacinação da Criança a BCG, que previne a meningite tuberculosa, e a Tetravalente, contra a meningite causada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. "As vacinas contra a meningite meningocócica, no entanto, estão disponíveis apenas para controle de surtos", acrescentou. Em relação às hepatites, o calendário prevê a imunização apenas contra a do tipo B.

A deputada ressaltou que estudo divulgado em 2002 no Jornal de Pediatria revela que, no Brasil, a meningite pneumocócica ocorre com freqüência 15 vezes maior em crianças abaixo dos 5 anos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Seguridade aprova oferta da vacina contra o HPV no SUS

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Janary Júnior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.