Direitos Humanos

Teste da orelhinha poderá ser obrigatório em recém-nascido

15/10/2007 - 19:39  

O Projeto de Lei 697/07, apresentado pelo deputado Sandes Júnior (PP-GO), torna obrigatória a realização do "teste de orelhinha" em todos os recém-nascidos. Esse teste avalia se o bebê apresenta perda auditiva.

De acordo com a proposta, o teste será gratuito nas maternidades, hospitais, postos e centros de saúde públicos e nas maternidades e hospitais particulares conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado do teste deverá ser entregue ao responsável pelo recém-nascido.

Chances de reabilitação
O autor explica que, em cada grupo de mil bebês que nascem no Brasil, em média três sofrem de deficiência auditiva, que poderia ser identificada e tratada a partir dos primeiros meses, o que aumentaria as chances de reabilitação.

Segundo Sandes Júnior, o diagnóstico da surdez no Brasil é feito quando a criança tem cerca de quatro anos, fase em que o desenvolvimento da fala e da linguagem já estão seriamente prejudicados. "O ideal, segundo os fonoaudiólogos, é que toda criança, ao nascer, seja submetida ao exame", ressalta.

Tramitação
Tramitando em caráter conclusivo, a matéria será examinada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Seguridade aprova programa de saúde auditiva para criança
Projeto institui exame auditivo e oftalmológico em escolas
Novo exame poderá ser obrigatório em recém-nascido

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 697/2007

Íntegra da proposta