Saúde

Meningites podem ser incluídas no calendário de vacinação

11/10/2007 - 13:20  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1273/07, do deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), que determina a inclusão de vacinas contra meningites pneumocócicas e meningocócicas no calendário básico de vacinação da criança do Ministério da Saúde. O sistema de saúde oferece hoje para as crianças apenas as vacinas BCG, que previne a meningite tuberculosa, e a tetravalente, contra a meningite causada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B.

Alexandre Silveira lembra que as vacinas contra as meningites citadas no projeto são ministradas apenas para os grupos considerados de risco, como portadores do vírus da aids e de doenças pulmonares crônicas, ou em caso de surtos. "As vacinas para os dois tipos de doença são facilmente encontradas em clínicas particulares, mas os altos preços cobrados impedem o acesso da população mais carente. Estima-se que apenas 10% das criança brasileiras sejam imunizadas", observa.

O deputado afirma ainda que os índices de mortalidade em razão das meningites
pneumocócicas (30% a 35% dos afetados) e meningocócicas (20%) são considerados altíssimos. Ele também lembra que, nos países desenvolvidos, a vacinação contra meningite produziu resultados importantes. Na Inglaterra, diz, o calendário de vacinação rotineira de crianças já inclui uma vacina conjugada, que atua contra diferentes vírus da doença.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1273/2007

Íntegra da proposta