Educação, cultura e esportes

PEC inclui cultura entre os direitos sociais

11/10/2007 - 11:48  

Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição 49/07, do deputado Iran Barbosa (PT-SE), que inclui a cultura entre os direitos sociais previstos na Constituição. Atualmente, o texto constitucional define como direitos sociais educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança e previdência social, entre outros.

O autor da proposta considera estranho que a cultura não integre os direitos sociais. Ele cita o jurista José Afonso da Silva, para lembrar que os direitos sociais são serviços proporcionados pelo Estado, direta ou indiretamente, enunciados em normas constitucionais que possibilitam melhores condições de vida e estão ligados ao direito da igualdade.

Garantia de liberdade
Iran Barbosa ainda lembra que o acesso à cultura e o direito à memória e as manifestações culturais são condições indispensáveis ao exercício da liberdade. O deputado argumenta ainda que a Constituição de 1988 demonstrou a importância da atividade cultural por seu papel na construção da identidade e da memória dos diferentes grupos sociais do País.

O objetivo da proposta, segundo ele, é reconhecer a importância simbólica, política e econômica da cultura na formação da cidadania e a obrigatoriedade de o Estado garantir o acesso a esse direito.

Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, segue para o Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
CCJ admite PEC que amplia os direitos sociais

Reportagem - Newton Araújo
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 49/2007

Íntegra da proposta