Ciência, tecnologia e Comunicações

CCJ admite PEC que amplia os direitos sociais

05/10/2007 - 11:22  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania admitiu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 64/07, que acrescenta a alimentação e a comunicação aos direitos sociais previstos no artigo 6º da Constituição. De autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), a proposta recebeu parecer favorável do deputado Maurício Rands (PT-PE).

Direitos universais
O relator lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) já reconheceu o direito à alimentação è à comunicação como direitos do cidadão. No caso da comunicação, ele ressalta que o ordenamento jurídico de vários países já a inclui como um direito do cidadão. Em alguns casos, segundo ele, esse direito já virou lei há mais de 50 anos. A ONU inclui a comunicação entre os direitos do cidadão em 1946.

Maurício Rands afirmou que os dois casos, conforme a argumentação do autor da PEC, constituem direitos fundamentais do cidadão e são pré-condições para o exercício de liberdades individuais e igualdade de direitos - princípios da Constituição.

Para o relator, a PEC atende aos requisitos formais e não apresenta nenhuma incompatibilidade constitucional. A proposta agora será analisada por uma comissão especial, antes de ser votada, em dois turnos, pelo Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 64/2007

Íntegra da proposta