Política e Administração Pública

Deputados pedem desbloqueio de verba destinada ao esporte

03/10/2007 - 13:17  

Deputados de vários partidos se comprometeram nesta quarta-feira a apresentar emendas que beneficiem o Ministério do Esporte, mas pediram que o governo não bloqueie os recursos. Asdrubal Bentes (PMDB-PA), por exemplo, pediu ao ministro Orlando Silva Jr. que negocie com a equipe econômica do governo o não-contingenciamento das emendas. Bentes afirmou que, apesar do esforço dos deputados, a verba tem sido bloqueada.

A deputada Cida Diogo (PT-RJ) disse que a equipe do Ministério do Esporte ainda precisa trabalhar muito para orientar tecnicamente os deputados sobre como garantir recursos do Orçamento da União para o setor. "Vocês conhecem cada um dos programas e sabem onde são necessários os recursos", disse em reunião sobre o assunto promovida pela Comissão de Turismo e Desporto e pela Frente Parlamentar do Esporte. O encontro integrou a programação do Dia Nacional de Mobilização pelo Esporte, que ocorre nesta quarta.

Pedido
Orlando Silva Jr e vários atletas vieram à Câmara pedir mais recursos para o esporte. O objetivo é elevar para 1% a cota do Orçamento recebida pela pasta. O aumento no repasse representaria um salto de R$ 273,5 milhões, previstos para o próximo ano, para R$ 1,2 bilhão.

Na avaliação do ministro, a sugestão é "modesta", mas vai possibilitar os investimentos necessários para o Plano de Desenvolvimento do Esporte. A iniciativa prevê as ações que devem ser desenvolvidas até 2010 para democratizar o esporte. "Vai significar mais infra-estrutura esportiva: mais quadras, ginásios, piscinas em escolas e em áreas de risco social para que a juventude, sobretudo, tenha acesso ao esporte e ao lazer. Vai significar também mais atletas apoiados, atletas que têm talento, mas que receberão o apoio necessário para alcançar melhores resultados nacional e internacionalmente. E vai significar políticas sociais de lazer para que o povo brasileiro tenha melhor qualidade de vida", afirmou.

Longo prazo
A presidente da Frente Parlamentar do Esporte, deputada Manuela D`Ávila (PCdoB-RS), acredita que aumentar os recursos para o setor é um desafio de longo prazo. "Não queremos que esse salto aconteça com a mesma velocidade que nossos atletas se desenvolvem. Nós queremos que as políticas de esporte vão se consolidando e que os parlamentares percebam que além das medalhas olímpicas e nos jogos pan-americanos, o esporte significa uma forte ferramenta de redução de uso de recursos na área da saúde, de inclusão social e de empoderamento da população e da juventude do País."

Para o boxeador Acelino Freitas, o Popó, a ajuda dos deputados é importante. "Aqui são mais de 500 deputados e todos têm um discurso muito bonito antes de se eleger, em prol do esporte, da saúde. Nós do esporte só queremos 1%", afirmou.

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.