CPI recebe informações sobre grupos criminosos em prisões

02/10/2007 - 14:15  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário promoveu hoje uma reunião a portas fechadas para discutir a atuação de organizações criminosas dentro dos presídios brasileiros. O relator da CPI, deputado Domingos Dutra (PT-MA), afirmou que as informações levadas à reunião por representantes da Polícia Federal e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) confirmam que a corrupção de agentes penitenciários é um fator fundamental para a atuação dessas organizações.

"Boa parte dos celulares entra nos presídios com visitantes, inclusive advogados. Há um conjunto de fatos, ações e omissões que contribui para essa situação", disse Domingos Dutra. O relator informou que os presídios também apresentam número insuficiente de agentes e equipamentos de revista inadequados.

As informações levadas à CPI, segundo o relator, mostram que não existe nenhuma organização criminosa de alcance nacional, ou seja, que esteja presente nas penitenciárias de todo o País. Segundo Dutra, as principais organizações estão nos estados mais ricos e atuam no tráfico de drogas e de armas, no roubo de carros e de cargas.

A reunião de hoje ajudará a CPI a orientar seus próximos passos, tanto nas visitas a presídios quanto na elaboração de sugestões para coibir a ação de organizações criminosas dentro de penitenciárias. As informações foram disponibilizadas pelo coordenador-geral de Informação e Inteligência Penitenciária do Depen, Ângelo Oliveira Salignac; e pelo chefe do Serviço de Projetos Especiais do Departamento de Polícia Federal (Seproer), delegado Hebert Reis Mesquita.

Visita a presídio
Na próxima terça-feira (9), integrantes da CPI visitarão o Complexo Penitenciário de Brasília. O roteiro da comissão prevê visitas a presídios para averiguar possíveis irregularidades e ouvir detentos e agentes penitenciários. Também participará da visita um representante da Pastoral Carcerária.

Notícias anteriores:
Agentes penitenciários são contra terceirização em prisões
Especialistas sugerem construção de 130 presídios à CPI
Presídios brasileiros têm déficit de 200 mil vagas
CPI do Sistema Carcerário investiga convênios com estados
Câmara instala CPI do Sistema Carcerário

Reportagem - Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.