Eixo das ações será a prevenção da violência

28/09/2007 - 13:39  

O eixo das ações do Sistema Único de Segurança Pública será a prevenção da violência e da criminalidade, tendo como meta garantir a inclusão social e a igualdade de oportunidades. Assim, a proposta prevê diversos níveis de atuação, desde a intervenção em ambientes que posam propiciar o crime e a violência até medias para evitar a reincidência.

Na justificativa da proposta, o ministro da Justiça, Tarso Genro, explica que "afirmar que o cidadão é o destinatário dos serviços de segurança pública significa reconhecer que compete à polícia trabalhar pelo estabelecimento das relações pacíficas entre os cidadãos, respeitando as diferenças de gênero, classe, idade, pensamento, crenças e etnia, devendo criar ações de proteção aos direitos dos diferentes".

Segurnça cidadã
O projeto conceitua segurança cidadã como uma situação política e social de segurança integral e cultura da paz "em que as pessoas têm, legal e efetivamente, garantido o gozo pleno de seus direitos fundamentais, por meio de mecanismos institucionais eficientes e eficazes".

Reportagem - Vania Alves
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.