Incidente não afeta tramitação de estatuto, diz Chinaglia

27/09/2007 - 14:37  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, afirmou há pouco que incidente com representantes do movimento negro hoje pela manhã no gabinete da Presidência não afetará a tramitação do Estatuto da Igualdade Racial (PL 6264/05) nem sua consciência sobre a importância da proposta. Cerca de 50 representantes de várias entidades de defesa dos direitos dos negros entraram no gabinete da Presidência gritando palavras de ordem e foram repreendidos.

Eles haviam marcado audiência para entregar abaixo-assinado para pedir a inclusão da proposta na pauta do Plenário. Chinaglia explicou que considerou a atitude excessiva e repreendeu os manifestantes. O senador Paulo Paim (PT-RS), que chegou logo após o incidente, explicou que tentou "acalmar os ânimos" e pediu que o grupo se retirasse do gabinete.

Chinaglia explicou aos representantes das entidades que a inclusão da proposta pode ser feita por um simples ato da Presidência. Ele alertou, no entanto, que a inclusão na pauta não significa a aprovação da proposta e nem mesmo sua votação. Ele recomendou às entidades que procurem os líderes partidários para viabilizar um acordo que assegure prioridade para a votação da proposta. Os manifestantes reclamaram que a proposta tem sido preterida em relação a outros temas.

Instisfação
Dojival Vieira, do Fórum de São Paulo pela Igualdade Racial, afirmou, no entanto, que o grupo não ficou satisfeito com a forma como foi recebido. Ele disse que os manifestantes foram maltratados.

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.