Trabalho, Previdência e Assistência

Campanha de valorização dos idosos é lançada na Câmara

27/09/2007 - 13:09  

Foi lançada nesta manhã a Campanha Nacional de Valorização da Pessoa Idosa - "Envelhecer com dignidade" -, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com o apoio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. O evento, com a participação de cerca de 120 idosos, foi aberto no plenário 6 da Câmara pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Luiz Couto (PT-PB).

O evento prossegue nesta tarde, a partir das 14 horas, com a realização de três mesas redondas. A primeira delas, com o tema "A pessoa idosa como protagonista nos diferentes espaços"", terá como expositora a deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

O encontro conta com representantes de vários estados - Ceará, Pernambuco, Bahia e São Paulo, além do Distrito Federal - e de várias entidades, como a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap); o Movimento de Idosos Solidários, de São Paulo; a Associação Nacional de Gerontologia; e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Dia do Idoso
Segundo a assessora técnica da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Jurliza Mendonça, responsável pela área de idosos do órgão, a campanha está sendo lançada tendo em vista as comemorações do Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Ela ressaltou que a data foi oficialmente criada pela Lei 11433/06, sancionada em dezembro do ano passado, e teve como objetivo alinhar o dia nacional à data celebrada internacionalmente, fixada pela ONU. Jurliza acrescentou que o dia 27 de setembro ficou associado ao Dia do Idoso extra-oficialmente, por questões religiosas.

Da Redação/MR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.