Debatedores apontam iniciativas de sucesso sobre inclusão

26/09/2007 - 21:58  

O secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, informou que o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) instalou, em 2007, 7,5 mil laboratórios de informática em escolas de ensino médio. Em 2008, a expectativa é que sejam instalados 29 mil laboratórios nas escolas de ensino fundamental. A meta até 2010 é implantar laboratórios de informática em todas as escolas públicas com mais de 50 alunos. Isso representa, aproximadamente, 140 mil escolas públicas em todo o País. Segundo Bielschowsky, estão previstos R$ 300 milhões em investimentos no programa para o ano que vem.

Ainda para o próximo ano, o ministério espera capacitar 150 mil professores em cursos de 80 horas, para promover a dinamização do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com o secretário, somente investimentos em infra-estrutura não são suficientes para atingir esse objetivo.

Ele afirmou que tanto na capacitação quanto na infra-estrutura, a prioridade do Proinfo está sendo dada para municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O secretário também considerou interessante a sugestão de parlamentares para o desenvolvimento de um programa de financiamento da compra de equipamentos para os professores que forem capacitados no programa, a exemplo do que já fizeram estados como São Paulo e Sergipe.

Exemplo do Paraná
O diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinícius Mazoni, contou a experiência de informatização das escolas estaduais no Paraná, chefiada por ele no governo de Roberto Requião (2003-2007). Segundo Mazoni, 2,2 mil escolas receberam 44 mil máquinas no período, com a utilização de fibras óticas da empresa de energia elétrica do estado.

Em relação à capacitação dos professores, o diretor afirmou que a criação de um portal para gestão do conhecimento em várias áreas foi uma iniciativa que deu certo no Paraná. Além de notícias, informações pessoais e de conteúdos relacionados às disciplinas, o portal permite a comunicação entre os professores, "num ambiente pedagógico colaborativo".

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Renata Tôrres

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