Proposta limita a 15 minutos prazo de atendimento bancário
26/09/2007 - 20:13
A Câmara analisa o Projeto de Lei 1075/07, do deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG), que fixa em 15 minutos o tempo máximo de espera em filas de agências bancárias. "A população, predominantemente de baixa renda, vem sendo sacrificada com a insuficiência da estrutura das agências para seu atendimento", disse o deputado.
Ele alega que, desde a década passada, o sistema bancário passou a adotar, cada vez mais, tecnologias que dispensam a presença do cliente nas agências, como o atendimento em caixas eletrônicos ou via internet. "Trata-se de prática louvável, por poupar tempo e reduzir custos operacionais", avalia o parlamentar. Ele ressalva, porém, que parte da população ainda não pode abrir mão do atendimento bancário.
Senha com horário
O projeto determina que a agência deverá entregar ao cliente uma senha com o horário em que ele chegou ao estabelecimento, na qual deverá, posteriormente, ser registrado o horário do início do atendimento. De acordo com a proposta, os bancos que não começarem a atender o cliente em 15 minutos estarão sujeitos a advertência e multa. Seus dirigentes, além de estarem sujeitos às mesmas penalidades, podem ter suspenso o direito de exercer cargos no sistema bancário.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será examinado nas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
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Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Renata Tôrres
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