Ciência, tecnologia e Comunicações

Semeghini: lei geral não resolve convergência tecnológica

19/09/2007 - 23:15  

Ao final da "Conferência Nacional Preparatória de Comunicações: uma nova política para a convergência tecnológica e o futuro das comunicações", o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), disse nesta quarta-feira que considera difícil criar neste momento uma Lei Geral de Comunicação de Massa que englobe todos os aspectos da convergência. "Temos consciência de que não é possível por enquanto votar uma lei de comunicação de massa que vá discutir o mundo da convergência, considerando de maneira total a comunicação social; mas entendo que avançamos muito com este encontro", destacou.

Para Semeghini, foi importante a abertura de canais de comunicação com diversas entidades do setor e também dos três poderes. Ele ressaltou, entre os objetivos alcançados com o encontro, as propostas de mudanças na legislação.

Na Lei Geral de Telecomunicações (9472/97), o deputado defende a mudança no conceito de universalização, que hoje só abrange a telefonia fixa. Ele quer que haja expansão para a telefonia móvel e a banda larga. Quanto à Lei do Cabo (8977/95), Semeghini disse que é importante flexibilizar a legislação e retirar uma norma específica para o cabo. "Deve haver uma legislação para a TV por assinatura em geral, que inclua satélite, cabo etc.", completou.

Produção de conteúdo
O deputado enfatizou ainda que é preciso que o Parlamento cobre mais investimentos do governo na área de produção de conteúdo. Ele explica que, com a implantação da TV e da rádio digital e a possibilidade de multiprogramação, "se não houver investimento no setor de produção de conteúdo correremos o risco de ter a infra-estrutura instalada, mas sem número nem qualidade de programas".

A conferência foi promovida pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara; e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado; pelo Ministério das Comunicações; e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Leia mais:
Emissoras já fazem experiências com a TV digital
Ministério: todas as escolas terão internet até 2010
Produtora independente cresceu com TV paga, diz debatedor
Governo elabora proposta sobre criação de TV pública

Notícias anteriores:
Especialistas querem reformular lei de Telecomunicações
Conferência aponta lacunas nas leis das comunicações
Debatedores defendem regulamento único para comunicações
Relatório sobre telecomunicações sairá em setembro

Reportagem – Ana Raquel Macedo/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.