Cidades e transportes

Frente quer recursos para campanhas educativas de trânsito

18/09/2007 - 22:19  

A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro lançou nesta terça-feira, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma campanha nacional para disseminar a cartilha "Dez Mandamentos do Trânsito Seguro". O objetivo é distribuir em todo o país dez milhões de exemplares do folder explicativo com medidas de segurança para evitar acidentes. A iniciativa conta com o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

De acordo com o coordenador da frente, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), é necessário aplicar recursos arrecadados com multas em um fundo nacional para a segurança e a educação no trânsito. "O País gasta todos os anos R$ 25 bilhões com acidentes de trânsito, que causam 35 mil mortes por ano. É por isso que estamos na luta e vamos continuar pressionando pelo uso de recursos na educação do povo brasileiro para um trânsito mais seguro", ressaltou.

Segundo o ministro das Cidades, Marcio Fortes, deveria haver campanhas permanentes para conscientizar a juventude sobre a importância de não beber no trânsito, respeitar as leis e buscar solidariedade e paz nas vias públicas.

Estatísticas
Nos últimos três anos, as mortes no trânsito cresceram 9%. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as principais causas de acidentes são a embriaguez, o excesso de velocidade e as ultrapassagens perigosas.

Notícias anteriores:
Transportes aprova divulgação de arrecadação com multas
Trânsito: comissão aprova rigor para `racha` e embriaguez
Comissão aprova pena alternativa para crimes de trânsito
Frente lançada hoje vai lutar por trânsito seguro
Governo retém verba para segurança no trânsito
Prejuízo com acidentes em rodovias é de R$ 22 bi ao ano
Jornada excessiva de motorista é causa de acidentes

Da Rádio Câmara
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.