Educação, cultura e esportes

Comissão proíbe dirigente desportivo de agenciar atletas

31/08/2007 - 15:47  

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou, na quarta-feira (29), o Projeto de Lei 959/07, do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que proíbe os dirigentes desportivos de atuarem como agentes ou empresários de atletas. O texto foi aprovado com uma emenda de redação apresentada pelo relator, deputado Silvio Torres (PSDB-SP), que não altera o seu conteúdo.

Ao recomendar a aprovação do projeto, Torres lembrou que o objetivo é evitar o conflito de interesses, quando o empresário do jogador é dirigente desportivo, principalmente nas negociações de contratos de transferência de jovens atletas do Brasil para o exterior. "A proposta vai ao encontro das aspirações de muitos atletas e desportistas de modernização e moralização do esporte, bem como de transparência e de profissionalização da sua administração", avaliou.

O relator observou que, no atual cenário desportivo brasileiro, o atleta – principalmente das modalidades coletivas como futebol, vôlei e basquete – nem bem entra no mercado profissional e já é convidado a jogar em times de outros países. "Nesse caso, o que é melhor: mantê-lo na equipe brasileira ou deixá-lo seguir sua carreira no exterior? Atender os interesses do atleta ou do clube?", questionou. Para Silvio Torres, se o dirigente do clube é o empresário do atleta, a negociação pode ser injusta – "e certamente será" – para uma das partes.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova regras para federação de atletas
Trabalho aprova regra para Federação de Atletas
Turismo rejeita mudança no contrato de atletas
Proposta resguarda interesse de atleta menor de idade

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 959/2007

Íntegra da proposta