Política e Administração Pública

Preservação do ambiente merece incentivos, diz secretária

30/08/2007 - 22:02  

A redução expressiva do desmatamento, obtida pelo Brasil nos últimos anos, credencia a proposta brasileira de cobrar dos países industrializados "incentivos positivos", de caráter financeiro, para apoiar as populações locais envolvidas diretamente no esforço de preservação ambiental. Foi o que disse nesta quinta-feira a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Telma Krug, no seminário internacional "Aquecimento Global: a responsabilidade do Poder Legislativo no estabelecimento de práticas ambientais inovadoras".

Ela explicou que o Brasil deseja apenas que os países industrializados cumpram o que eles mesmos assinaram no âmbito da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas. "Nosso esforço para reduzir o desmatamento não é menor do que o esforço dos países industrializados para reduzir as emissões de carbono de suas indústrias", argumentou, acrescentando que a preservação das florestas "interessa a todo o planeta".

Telma Krug enfatizou que os países emergentes não podem abrir mão do objetivo de "aliviar a pobreza", e portanto do desenvolvimento econômico, que deve ser compatibilizado com a preservação ambiental. Ela anunciou que o Brasil, embora não tenha essa obrigação — que, pela Convenção da ONU, é apenas dos países industrializados —, vai concluir em 2009 um inventário sobre as emissões de gases, tornando-se o primeiro país emergente a fazê-lo.

Conflito norte-sul
Para o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), embora os países industrializados sejam responsáveis pelas emissões de carbono ao longo da história os países emergentes passam a ter uma responsabilidade equivalente daqui para a frente.

"A posição do Brasil poderia estar menos centrada na lógica do conflito Norte-Sul, que tem levado a muito equívocos, com os países do Norte querendo a preservação ambiental e os do Sul o desenvolvimento econômico; temos plenas condições de estabelecer metas próprias de redução do desmatamento", sustentou Gabeira.

Ele colocou em dúvida o acerto da tese da "responsabilidade diferenciada" entre os países, que prevalece na Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas.

O deputado Sarney Filho (PV-MA) criticou o "mito" de que o crescimento econômico serve para combater a pobreza: "Ao contrário, o crescimento mundial dos últimos vinte anos beneficiou apenas os mais ricos, e não trouxe qualquer redução expressiva nem da pobreza nem da poluição ambiental; esse é um modelo falido."

Ele argumentou que o crescimento brasileiro dos últimos anos vem sendo alavancado por setores poluidores, como a mineração, a siderurgia, a metalurgia, o petróleo e o agronegócio. "É preciso redirecionar nosso crescimento", propôs Sarney Filho, acrescentando que o Congresso pouco tem contribuído para a questão ambiental, porque está "dominado pela agenda do Executivo desde a Constituição de 1988".

Responsabilidades diferenciadas
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) alinhou-se à posição do governo brasileiro. Para ela, os países industrializados "têm sim que pagar pelo desmatamento evitado, para aliviar as emissões de carbono e a pobreza no mundo". Ela enfatizou que, em recentes fóruns internacionais, o entendimento é de que todos os países devem participar da preservação ambiental, mas com responsabilidades diferenciadas.

Os deputados Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Janete Capiberibe (PSB-AP) destacaram a importância da mobilização popular para a preservação ambiental, e defenderam o reforço do papel do Congresso para a elevação dos recursos orçamentários destinados a essa finalidade.

O seminário, que começou na segunda-feira (27), foi promovido pela Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, em parceria com quatro comissões da Câmara (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e Relações Exteriores e de Defesa Nacional) e três comissões do Senado.

Leia mais:
Pesquisador quer critério ambiental para posse de terras
Comissão de mudanças climáticas terá relatório em dezembro

Notícias anteriores:
Deputado sugere que biodiesel se torne bem ambiental
Estabelecimento de metas ambientais divide debatedores
Chinaglia defende plano de desenvolvimento sustentável
Fórum defende plano para combater aquecimento global
Comissão cobra recursos para pesquisas sobre o clima
Previsão sobre aquecimento é catastrofista, diz geógrafo
Comissão de Mudanças Climáticas aprova relatório parcial
Consultor pede regulamentação do mercado de carbono
Comissão Mista de Mudanças Climáticas aprova relatório
Relatório sobre clima será distribuído em escolas

Reportagem – Luiz Cláudio Pinheiro
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.