Debatedores dizem que MP do Sacoleiro estimula pirataria

30/08/2007 - 18:13  

A Medida Provisória (MP) 380/07, conhecida como MP do Sacoleiro, recebeu críticas nesta quinta-feira durante audiência pública para debater o contrabando, a sonegação e o sub-faturamento nas importações, promovida pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

A MP institui o Regime de Tributação Unificada na importação de mercadorias procedentes do Paraguai por via terrestre, com alíquota única de 42,25%. Para o diretor de Relações Institucionais da Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo (RS), Marco Kirsch, a medida representa um retrocesso na política de combate à pirataria.

Em sua opinião, a proposta, se aprovada, facilitará a entrada no Brasil de produtos asiáticos de péssima qualidade, permitindo a concorrência desleal com empresas brasileiras. Kirsch sugere investimento de parceria em joint ventures (contratos de colaboração empresarial) com o Paraguai para criação de postos de emprego.

O deputado Guilherme Campos (DEM-SP), autor do requerimento para a realização da audiência pública, concorda com Kirsch. "A MP 380 é extremamente complicada, não atende os interesses da indústria nacional, do setor formal da economia. É uma MP que vai trazer mais problema do que solução. Não vai formalizar as relações de compra e venda com o Paraguai, muito pelo contrário, vai acentuar a questão do contrabando de mercadorias com aquele país", ressaltou.

Política de investimento
O coordenador especial de Vigilância e Repressão da Receita Federal, Mauro Brito, esclareceu que a medida faz parte de uma política de investimento do Brasil no Paraguai para combater o desemprego gerado após o endurecimento da fiscalização na fronteira entre os dois países. Brito disse, no entanto, que ainda não é possível conhecer os efeitos da medida provisória porque ela ainda está sendo regulamentada.

Já o presidente da comissão de Finanças e Tributação, deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), argumentou que não há solução para o problema do contrabando que não passe por uma aliança estratégica com o governo paraguaio. O deputado defendeu também uma política tributária que proteja a indústria nacional.

Comissões
Marco Kirsch afirmou que as indústrias do setor de calçados que atuam no Brasil se reuniram em uma comissão de combate à pirataria, que inclui empresas como Grendene, Nike e Azaléia e atua na promoção de eventos e na divulgação da apreensão de calçados falsificados. A comissão também firma convênios com entidades que investigam e punem os falsificadores.

Já o diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior, Arthur Jorge de Jesus Pimentel, informou que o Brasil enviará à China, no próximo mês, uma comissão oficial para rever pontos de um acordo com o país asiático. O objetivo é evitar práticas que prejudiquem a competição comercial, como o contrabando e a pirataria. A comissão vai detalhar a lista de produtos que fazem parte do acordo. Segundo Pimentel, a lista não é exata e, por esse motivo, o acordo estaria sendo burlado.

Bate-papo
Na próxima terça-feira (4), às 10 horas, a Agência Câmara de Notícias vai promover um bate-papo com o relator da MP do Sacoleiro, deputado Giacobo (PR-PR). Para participar, basta clicar no link bate-papo que estará disponível no horário do chat.

Leia mais:
Setor de vestuário perdeu R$ 208 milhões com contrabando
Polícia Federal usa grandes operações como último recurso

Notícias anteriores:
Indústria diverge sobre ação de MP no combate à pirataria

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.