Ciência, tecnologia e Comunicações

Debatedores pedem investimentos contra efeito estufa

29/08/2007 - 18:52  

Participantes do seminário internacional "Aquecimento Global - A responsabilidade do Poder Legislativo no Estabelecimento de Práticas Ambientais Inovadoras" defenderam, nesta quarta-feira, a necessidade não apenas de ações para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, mas também de medidas que permitam a adaptação às mudanças climáticas. Nesse sentido, palestrantes destacaram a importância de investimentos em pesquisas que sirvam de base para o estabelecimento de políticas públicas.

Para o climatologista Carlos Nobre, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a busca de "um balanço apropriado" entre a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e o aumento da capacidade de adaptação dever ser iniciada logo. Ele apontou a necessidade de recursos públicos para que a comunidade científica realize estudos voltados à elaboração de um mapa nacional da vulnerabilidade às mudanças climáticas em todos os setores. "Sem esse mapa, vamos desenvolver políticas públicas sem embasamento", alertou.

O pesquisador da Embrapa Eduardo Assad também disse serem necessários investimentos para a realização de estudos que permitam a redução da emissão de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas. Ele citou, por exemplo, a prospecção de genes na biodiversidade brasileira para identificar os que são tolerantes a determinadas temperaturas e à seca. Segundo Assad, a Embrapa está definindo prioridades de pesquisa para enfrentar as mudanças previstas. O pesquisador ressaltou a importância da organização, no País, de uma rede de pesquisa em mudanças climáticas sob os mais diversos aspectos.

A criação de uma rede brasileira de pesquisa também foi defendida pelo coordenador-geral do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa. A medida foi citada por ele como uma das recomendações do plano de ação nacional de enfrentamento das mudanças climáticas entregue ao governo pelo fórum. Ele citou ainda, entre as recomendações, ações coordenadas de redução das emissões e de adaptação e a criação de uma unidade nacional de política de clima.

Redução do desmatamento
Uma medida apontada como fundamental por todos os debatedores foi a redução do desmatamento no País. O diretor do Inventário Nacional de Gases Efeito Estufa do Ministério da Ciência e Tecnologia, Newton Paciornik, lembrou que o primeiro inventário nacional mostrou que em 1994 o desmatamento era responsável por 75% das emissões de gás carbônico no território nacional. Ele ponderou, no entanto, que esse percentual tão alto se deve em parte ao fato de o Brasil ter uma matriz energética limpa.

Para Luiz Pinguelli Rosa, é preciso definir metas para a redução do desmatamento. Ele observou que o problema do efeito estufa é internacional, portanto não pode ser resolvido internamente, mas enfatizou que cada país deve dar a sua contribuição. "No caso do desmatamento, o Brasil deveria ter uma ação exemplar", afirmou.

Na visão do presidente da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), é fundamental oferecer uma alternativa econômica e social para milhões de pessoas que vivem na Amazônia, muitas delas enfrentando o "desafio da pobreza e da preservação no seu dia-a-dia". "Enquanto não tivermos capacidade de buscar financiamento e alternativas de desenvolvimento sustentável, o fantasma do desmatamento estará presente", completou.

O seminário é promovido pela Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, em parceria com quatro comissões da Câmara (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e Relações Exteriores e de Defesa Nacional) e três comissões temáticas do Senado.

Leia mais:
Brasil terá novo inventário sobre gases do efeito estufa
Estabelecimento de metas ambientais divide debatedores

Notícias anteriores:
Chinaglia defende plano de desenvolvimento sustentável
Fórum defende plano para combater aquecimento global
Comissão cobra recursos para pesquisas sobre o clima
Previsão sobre aquecimento é catastrofista, diz geógrafo
Comissão de Mudanças Climáticas aprova relatório parcial
Consultor pede regulamentação do mercado de carbono
Comissão Mista de Mudanças Climáticas aprova relatório
Relatório sobre clima será distribuído em escolas

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.