Direito e Justiça

Segurança aprova porte de arma para defensores públicos

23/08/2007 - 19:03  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou ontem o Projeto de Lei Complementar 130/04, do deputado Vander Loubet (PT-MS), que autoriza o porte de arma para integrantes da Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos estados. A proposta altera a Lei Complementar 80/94, que organiza ao Defensoria Pública, para estabelecer o porte de arma pelos defensores públicos independentemente de autorização prévia.

A relatora, deputada Marina Maggessi (PPS-RJ), ressalta que a defensoria é órgão essencial à função jurisdicional do Estado, do mesmo modo que o Ministério Público, demandando portanto "um tratamento paritário a ambas as instituições". Ela observa que o Ministério Público já tem a prerrogativa do porte de arma.

Além disso, a parlamentar votou favoravelmente à proposta por considerar que os defensores, no exercício de suas funções, contrapõem-se a interesses escusos de terceiros. O porte de arma serviria para a defesa pessoal desses agentes públicos.

Tramitação
O projeto será analisado em seguida pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, seguirá para votação do Plenário.

Notícias anteriores:
Projeto prevê doação de arma apreendida a polícia estadual
MP reduz taxas e estende registro de armas até fim do ano
Armas de policiais e bombeiros podem ser controladas
Projeto libera porte de arma para advogados
CCJ aprova ampliação do direito ao porte de armas

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta