Chinaglia promete agilidade a isenção para música nacional

22/08/2007 - 17:43  

Parlamentares e músicos brasileiros pediram hoje à tarde apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 98/07, que dá isenção tributária à produção de CDs e DVDs de música brasileira ou interpretados por artistas nacionais. Chinaglia afirmou que, se a PEC for admitida pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), vai atender ao apelo dos artistas e dar a agilidade que o tema merece. A proposta conta com o apoio de parlamentares de diversos partidos.

Com a imunidade tributária, a produção de CDs e DVDs nacionais deixará de pagar qualquer imposto. Um dos autores da PEC, o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), lembrou que esse benefício já existe para produção de livros.

Pirataria e empregos
O cantor Leoni espera que a medida permita à indústria fonográfica concorrer com a pirataria, que segundo ele já toma 50% do mercado. Já a cantora Rosemary citou pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) apontando que 8 milhões de pessoas dependem de emprego no ramo fonográfico.

Também participaram do encontro os músicos Francis Hime e Olívia Hime, a cantora Sandra de Sá, o deputado Frank Aguiar (PTB-SP), que também é músico, e o presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA). Durante a reunião, o cantor Roberto Carlos telefonou a Chinaglia para pedir apoio à PEC.

Reportagem – Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
FB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.