Política e Administração Pública

Ministra busca estrutura para turismo crescer na Amazônia

22/08/2007 - 16:50  

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, defendeu hoje a aplicação de recursos na capacitação profissional e em infra-estrutura básica para fortalecer o turismo no Brasil, em especial na região amazônica. Em audiência pública das comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Turismo e Desporto, a ministra definiu a baixa qualificação da mão-de-obra, a carência de vôos regionais para o Norte e Nordeste e o déficit em saneamento básico como alguns dos principais gargalos do setor.

Ela se disse otimista com o crescimento do turismo na Amazônia nos próximos anos e destacou que a "beleza natural" característica da região é o "ouro do século 21" para o setor. "Os turistas, especialmente os estrangeiros, mostram-se bastante preocupados com o aquecimento global e a escassez de água no planeta. Isso favorece as visitas à floresta, onde poderão ter contato direto com a situação ambiental."

Chineses e idosos
Marta comemorou ainda o fato de o Brasil ter assinado acordo com a China para receber turistas daquele país. "Nos próximos anos, cerca de 50 milhões de chineses serão disputados pelos destinos com os quais a China tem convênio. Eles preferem conhecer regiões bonitas, como a Amazônia", comentou.

A ministra adiantou ainda que o programa Viaja Mais - Melhor Idade vai incluir a Amazônia como um de seus destinos. O programa, a ser lançado no dia 27 pelo ministério, prevê pacotes turísticos com preços reduzidos para maiores de 60 anos.

Linhas regulares
Na audiência, diversos deputados criticaram a falta de linhas regulares disponíveis nas regiões Norte e Nordeste. "É ilógico que um morador de Manaus que queira ir para os Estados Unidos seja obrigado a voar para São Paulo antes de pegar o vôo internacional", criticou a presidente da comissão da Amazônia, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Marta admitiu a necessidade de se criar pelo menos mais uma linha internacional partindo da região e afirmou que o tema é pauta sistemática nas reuniões entre ela e o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Atualmente, o único vôo internacional que parte de Manaus tem como destino a capital da Venezuela, Caracas.

Os deputados também reivindicaram maior agilidade na liberação de recursos das emendas apresentadas pelos integrantes da Comissão da Amazônia, que somam aproximadamente R$ 26 milhões. Segundo técnicos do ministério, o início da liberação está previsto para setembro. Na semana que vem, os integrantes da Comissão da Amazônia terão audiência com Marta Suplicy, na sede do ministério, para concluir a apresentação das demandas.

Notícias anteriores:
Comissões querem apoio para aviação regional na Amazônia
CPI pede que ministros não dêem opinião sobre crise aérea
Marta Suplicy anuncia programa de turismo para baixa renda Ministros recebem dossiê sobre exploração sexual infantil

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
FB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.