Política e Administração Pública

Debatedores pedem fortalecimento das agências reguladoras

21/08/2007 - 22:13  

Os debatedores da 3ª edição do seminário "Petróleo, Gás e Combustíveis: Desafios e Perspectivas", realizado nesta terça-feira na Câmara, estão de acordo sobre a importância do fortalecimento das agências reguladoras para atrair os investidores. O presidente do Grupo BG, Luiz Carlos Costamillan, afirmou que "as agências reguladoras são verdadeiras avalistas dos investimentos privados". Já o secretário-executivo do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Álvaro Teixeira, disse que sua luta é por transparência nas agências. Ele defendeu o mandato fixo dos dirigentes das agências reguladoras e a contratação de pessoal especializado.

O deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) já afirmou que deve alterar seu relatório ao Projeto de Lei 3337/04 para incluir o mandato fixo para os diretores das agências, com exceções. Ele fez essa declaração durante comissão geral na semana passada sobre o projeto, que prevê um maior controle social e político sobre as agências reguladoras.

Álvaro Teixeira disse ainda que as agências dão estabilidade ao processo de investimentos, e estão imunes a questões políticas conjunturais que prejudicam os investimentos em exploração de petróleo e gás natural. "São investimentos de grande valor e de grande tempo de maturação, que exigem realmente estabilidade e previsibilidade para as empresas", ressaltou.

O presidente do IBP, João Carlos de Luca, afirmou que o contingenciamento de recursos traz dificuldades para as agências reguladoras, que não dispõem de recursos suficientes para realizar as atividades de sua competência.

Segurança jurídica
Para o coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infra-Estrutura Nacional, deputado Eduardo Sciarra (DEM-PR), é importante dar segurança jurídica aos investidores. "A autonomia e a independência têm de ser preservadas, porque os investidores querem saber que não acontecerá nenhuma mudança, sem uma razão muito forte, daquilo que foi combinado e pactuado entre as partes. E o papel da agência reguladora é importante nesse processo", observou.

Os participantes do seminário defenderam ainda a reforma tributária; o fim das restrições ao uso do GLP, conhecido como gás de cozinha; e a regulamentação de artigos da Constituição Federal para incentivar investimentos.

Notícias anteriores:
Internautas querem mais rigor para diretores de agências
Mandato de dirigente de agência pode ser flexibilizado
Debate sobre agências reguladoras se acirra na Câmara
Chinaglia quer discutir estabilidade de diretor de agência

Reportagem - Oscar Teles e Marise Lugullo
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.