Educação, cultura e esportes

Proposta cria centros de produção de cultura nas escolas

20/08/2007 - 17:44  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1696/07, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que implementa centros de produção de cultura nas escolas estaduais e municipais do ensino básico. Os centros deverão desenvolver ações nas áreas de artes visuais, audiovisuais e musicais, estudos literários, filosóficos, políticos e científicos.

A proposta, informa o parlamentar, foi apresentada pela "deputada jovem" Rose Carla de Araújo Oliveira, de Sergipe, na primeira edição do Parlamento Jovem Brasileiro, realizada em 2004 na Câmara dos Deputados, e contou com o aval da antiga Comissão de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer.

Ações culturais
De acordo com o texto, o centro de produção de cultura na escola se constitui em um dos espaços do ambiente escolar destinado ao desenvolvimento de ações culturais coordenadas pelos alunos, relacionadas com o currículo, com a comunidade e com o projeto político pedagógico da escola. Cada centro deverá contar com a participação dos professores, alunos, funcionários e equipamentos necessários às suas atividades, além de voluntários.

São objetivos do centro: valorizar a diversidade de expressões culturais que podem advir do ambiente escolar; dar oportunidade de acesso do educando a novos conhecimentos, principalmente aqueles que possam estimular sua intervenção cidadã na escola e em sua comunidade; e auxiliar a escola na preparação dos alunos para o pleno exercício da cidadania.

O parlamentar observa que o objetivo dos centros é desenvolver trabalhos com o fim de valorizar a diversidade cultural e visando o acesso do educando a novos conhecimentos. Ele acrescenta que a proposta está afinada com a posição do ministro da Cultura, Gilberto Gil, pois, quando fez sua exposição na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, "ele salientou a importância de se criar mecanismos que aproximem educação e cultura".

Tramitação
O projeto ainda não tem tramitação definida pela Mesa Diretora da Câmara.

Veja a programação e dicas sobre a apresentação de projetos no Parlamento Jovem

Notícias anteriores:
Debatedores concluem que cultura combate problemas sociais
Propostas do Parlamento Jovem podem virar projetos de lei

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1696/2007

Íntegra da proposta