Direito e Justiça

Projeto muda regras para seqüestro de bens de quadrilhas

10/08/2007 - 13:33  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 471/07, do deputado Júlio Redecker, morto neste ano, que propõe a apreensão e o seqüestro dos bens apreendidos dos acusados por crime de formação de quadrilha. A legislação atual (Código de Processo Penal - Decreto-Lei 3.689/41) prevê apenas o seqüestro de bens imóveis, enquanto o projeto prevê a retenção de bens, direitos ou valores. Pelo texto, o juiz poderá decretar o seqüestro desses bens em 24 horas, desde que haja indícios suficientes de sua participação em quadrilha.

A proposta ainda prevê que os bens só serão liberados, se for comprovada que sua origem é legal.

Ônus da prova
Na justificativa, o combate a ação do crime organizado é apontado como um dos objetivos da proposta. A modificação legislativa proposta dará instrumentos para que o Judiciário autorize o seqüestro de bens dos acusados do crime de formação de quadrilha. O projeto ainda inverte o ônus da prova, uma vez que os bens ou valores só serão liberados após comprovada sua origem lícita.

Atualmente, entre outros casos, o seqüestro dos bens imóveis é suspenso se a ação penal não for proposta no prazo de 60 dias, contados da data em que ficar concluída a diligência.

Procedimentos
O projeto mantém a previsão do Código de Processo Penal de o juiz, por requerimento do Ministério Público ou de outra autoridade policial, decretar o seqüestro no curso do inquérito ou da ação penal. A proposta também estabelece que o procedimento para o seqüestro será feito de acordo com as normas do Código de Processo Penal.

Tramitação
A matéria, que tramita em caráter conclusivo, será examinada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 471/2007

Íntegra da proposta